Coppolla destrincha e escancara as pesquisas favoráveis a Lula: "Profecia Autorrealizável" (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O comentarista político Caio Coppolla publicou vídeo em seu canal no YouTube analisando as últimas pesquisas divulgadas pelo Datafolha e pelo Instituto Paraná.

Sem meias palavras, Coppolla destrinchou o "inacreditável" desempenho de Lula em ambas as pesquisas e fez um alerta para o já conhecido conceito de "profecia autorrealizável", ou seja, fazer a população acreditar em um fato faz com que o fato aconteça.

“Ao criar uma realidade fictícia, onde Lula é imbatível em qualquer cenário, o grupo Folha influencia o resultado da eleição a favor do candidato petista”, alerta ele.

Ao explicar a maneira como essa manipulação ocorre, Caio disse:

“[O grupo Folha] faz isso de 3 formas: Primeira: quanto melhor o Lula aparecer nas pesquisas, mais alianças políticas ele consegue forjar. Segunda: quanto maior for a sua base partidária de apoio, maior a quantidade de verbas públicas dos fundos partidário e eleitoral dedicados a promover o seu nome e maior vai ser o seu tempo de TV na propaganda eleitora. E terceira: quanto maior a aparência de sucesso da campanha petista nas pesquisas de opinião, mais pessoas tendem a aderir à sua candidatura”, pontuou o comentarista.

O comentarista ainda falou sobre outro efeito que a pesquisa tendenciosa pode gerar:

“Os eleitores que rejeitam o Lula podem se sentir desestimulados a votar, pela falsa sensação de que a batalha está perdida”, diz ele.

Confira:

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação

Notícias relacionadas

Ler comentários e comentar