desktop_cabecalho

Manifestantes vão às ruas contra o aborto na Croácia: "Vidas que ainda não nasceram também importam"

Ler na área do assinante

Milhares de pessoas saíram às ruas na Croácia, neste sábado (29), para pedir ao Governo que endureça a legislação em relação às regras do aborto no país. Esta foi a sexta edição do evento, que ocorre anualmente.

Em Zagreb, a capital croata, os manifestantes com bandeiras do país entoavam canções patrióticas e empunhavam faixas com dizeres como “Unborn Lives Matter, Too” (vidas que ainda não nasceram também importam).

“É nosso dever defender a proteção de toda a vida humana, incluindo a de crianças em gestação”, disse Luka Hudincec, um dos organizadores do protesto.

Grupos de esquerda e feministas apareceram, inesperadamente, na manifestação e protestaram nas calçadas, vestindo aventais manchados de sangue e carregando cabides em alusão a supostos abortos ilegais.

A edição deste ano foi muito esperada porque Zagreb está nas vésperas de eleições locais e o candidato favorito é da esquerda. O concorrente conservador segue em segundo lugar nas pesquisas.

“Esperamos que os políticos que nos representam a nível local e nacional respeitem o direito humano mais fundamental: o direito de viver”, disse Stjepan, outro organizador do evento.

Na Croácia, onde a maioria é católica (90%), o aborto é legal até a décima semana de gravidez, desde 1978, quando o país fazia parte da Iugoslávia comunista. Mas, a lei permite que os médicos recusem realizar o aborto e, de fato, 60% deles exercem esse direito.

Em 2017, porém, o Tribunal Constitucional (uma espécie de Supremo Tribunal Federal) alegou que a lei estava “desatualizada” e ordenou que o parlamento preparasse uma nova legislação sobre o aborto. O receio dos que são contra o procedimento é que se enrijeça as restrições entre os defensores da vida e profissionais da área de saúde que não desejam realizar o aborto.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário,

cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: UOL

da Redação Ler comentários e comentar