É Sério isso? - A “democracia chinesa” em debate no Brasil

Ler na área do assinante

O jornalista e escritor Leonardo Coutinho publicou um tuíte sobre um webinar que está sendo realizado nestes dias 9 e 10 de junho, organizado por algumas legendas partidárias brasileiras e o Partido Comunista Chinês (PCC).

Entre os participantes, sem qualquer surpresa, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (presidente do Partido Comunista do Brasil). Carlos Lupi, presidente do PDT, a deputada petista Gleisi Hoffmann e o advogado Walfrido Warde – aquele que se tornou conhecido como o amigo rico que apoia e age até como cabo eleitoral nas campanhas do psolista Guilherme Boulos.

(https://vejasp.abril.com.br/cidades/walfrido-warde-amigo-rico-de-guilherme-boulos-sp/)

O que chamou a atenção de Coutinho, entretanto, não foram os participantes (afinal todos fazem parte do mesmo clubinho esquerdista), mas o tema do encontro virtual transmitido ao vivo – O papel dos partidos políticos na modernização da governança e gestão pública – e as frases que foram ditas por eles ao longo deste primeiro dia.

Irônico, o jornalista comentou:

“Não percam as experiências que Partido Comunista Chinês tem para compartilhar com as legendas brasileiras. O embaixador Yang Wanming tem dito coisas lindas. Acabou de dizer que a sabedoria política do PCC pode fornecer inspirações ao mundo”.

E passou a descrever os absurdos que estava “tendo a oportunidade” de assistir:

O embaixador chinês disse a #China não espera exportar seu modelo ou exigir que os países o repliquem. Entendo que é uma afirmação absolutamente verdadeira. O PCC não quer ser incomodado. Eventos como este servem para "normalizar" o regime aos olhos dos Ocidente.

Um dos convidados chineses ensina: "sistema democrático com características chinesas. Ou seja, uma democracia com centralização e uma centralização nos moldes democráticos. Esse sistema democrático é inovador. Não é o mesmo da democracia americana. Não mesmo.

O mundo realmente está virado de ponta cabeça. O PCC chinês debatendo democracia no Brasil e tem gente que ainda acredita na esquerda lulopetista.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar