desktop_cabecalho

Marcelo Freixo, você conhece Liana ?

Ler na área do assinante

Liana Friedenbach e Felipe Caffé eram namorados e decidiram passar um final de semana acampando na floresta numa área isolada de Embu-Guaçu, São Paulo, em 2003. Escolheram um local que não conheciam e sem o conhecimento dos pais.

Paulo César da Silva Marques, o "Pernambuco" e Roberto Aparecido Alves Cardoso, "menor infrator" conhecido como "Champinha", seguiam para pescar na região quando viram o casal e decidiram roubar os estudantes. Foi tarefa fácil localizá-los e, como não conseguiram dinheiro, os criminosos decidiram então sequestrar as vítimas. Com a ajuda de comparsas, mantiveram o casal em cárcere privado em casebres da região.

Nesse período todos os criminosos abusaram sexualmente da moça em forma de rodízio e de maneira quase ininterrupta. De acordo com o laudo pericial e depoimento do menor, Pernambuco matou Felipe com um tiro na nuca no domingo, 2 de novembro, e em seguida fugiu para São Paulo.

Três dias depois, na madrugada do dia 5 de novembro, Champinha levou Liana até um matagal, deu um forte golpe com um facão no pescoço da vítima, a esfaqueou várias vezes e tentou degolá-la. Para finalizar, golpeou a cabeça da estudante com o lado sem fio do facão, gerando um fatal traumatismo craniano na vítima.

Assim como aconteceu com Felipe, o corpo ficou abandonado na mata. Os corpos foram encontrados no dia 10 de novembro. "Champinha" e seus comparsas foram presos dias depois.

"Champinha", por ser menor de idade, foi "apreendido" e encaminhado para uma unidade da Fundação CASA, em São Paulo.

Em um discurso filmado, o deputado Freixo pergunta: "prender para que?"

Segundo o deputado, montros como os que torturaram e mataram Liana e Felipe podem ser "recuperados" e "ressocializados" e depois - por exemplo - trabalhar na escola dos seus filhos.

Os argumentos do deputado, mais uma vez, misturam ideologia, cinismo e ignorância.

Se você encontrar o deputado por aí, pergunte se ele já ouviu falar de Liana e Felipe.

Porque o deputado, no ano que vem, quer ser eleito governador do Rio.

Marcelo Rocha Monteiro. Procurador de Justiça no Estado do Rio de Janeiro.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Ler comentários e comentar