Paulo Guedes critica Argentina e faz alerta importante: "Está seguindo o mesmo caminho da Venezuela"

Ler na área do assinante

No decorrer desta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou a Argentina pelo posicionamento no Mercosul.

Guedes chegou a afirmar, durante transmissão do ‘Valor Econômico’, que o país estaria seguindo o mesmo caminho que a Venezuela, tentando impedir a modernização do bloco.

O ministro declarou ainda que, se pudesse, reduziria unilateralmente as alíquotas de exportação usadas pelos integrantes do bloco no comércio com terceiros mercados, a Tarifa Externa Comum (TEC), mesmo sem a aprovação da Argentina:

“Gostaria de fazer isso em uma semana e unilateralmente, se for o caso, mas não podemos deixar que o Mercosul se transforme num fator de atraso. A Argentina está indo para um caminho que não apreciamos, que é um caminho que a Venezuela já foi e não queremos seguir”, apontou ele.

A insatisfação de Guedes com o país vizinho se deve ao fato da Argentina ter rejeitado a proposta do Brasil para redução da TEC em 20%, com a primeira redução de 10% agora e o restante até o final do ano. Na apresentação da proposta, o governo brasileiro recebeu o apoio do Uruguai, e o Paraguai ficou ‘em cima do muro’.

Pelas regras do Mercosul, as mudanças no bloco só podem ser feitas se houver consenso entre os quatro membros.

O Jornal da Cidade Online é hoje uma voz em defesa da nossa pátria.

Por isso somos atacados por grupos anônimos e pela grande mídia perversa que quer o monopólio da informação e da opinião.

Estamos sobrevivendo, mas precisamos da ajuda de nosso leitor.

Faça a sua assinatura e tenha acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação
Ler comentários e comentar