desktop_cabecalho

Ao vivo e estranhamente, comentarista da Globo desiste de criticar Cuba em transmissão olímpica

Ler na área do assinante

Esqueça as Olimpíadas. Os cidadãos cubanos tem proporcionado nos últimos dias o maior espetáculo da Terra em termos de liberdade.

Os habitantes da ilha dominada pelos Castro por mais de meio século mostram ao mundo todo por conexões VPN (para driblar a censura na internet) todo o descontentamento contra o regime alardeado ainda por muitos como benéfico.

Apesar de todos os desastres sociais, ainda existe uma certa proteção aos revolucionários de Havana sendo disseminada pela velha mídia. E isso ficou visível durante a transmissão do desfile dos Jogos Olímpicos pela Rede Globo na manhã desta nesta sexta-feira (23/7).

Vale destacar ainda um agravante. Assim como em edições passadas, diversos atletas cubanos optaram pela fuga ao invés de brigarem pelas medalhas. O mais recente caso foi o do expoente do salto triplo do país, Jordan Diaz. Com apenas 20 anos, Diaz escapou de sua delegação na Europa, sendo automaticamente excluído pelo governo da disputa olímpica.

Todos esses problemas enfrentados pela população cubana chegaram a ser colocados em pauta durante a transmissão da abertura das competições de Tóquio pela Rede Globo. Após Galvão Bueno se manifestar sobre o tema, o comentarista e ex-judoca brasileiro, Flávio Canto, ensaiou criticar Cuba. O incidente ocorreu após ele destacar as reais adversidades dos hábeis boxeadores cubanos. Mas o que parecia simples ficou complicado:

“É uma pena que os lutadores de boxe de Cuba não podem se profissionalizar por conta do.... (pausa) Bem, a situação real é que o país etc etc”...

Flávio Canto desconversou...

O que ficou aparente durante a fala do funcionário da Rede Globo teria sido um possível aviso do comando para censurar a conclusão de seu comentário. Quem acompanhou a transmissão notou que ele seria complementado por uma crítica ao regime comunista que se perpetua há mais de seis décadas em Cuba – e que tanto empobreceu e matou sua população.

O Jornal da Cidade Online é hoje uma voz em defesa da nossa pátria.

Por isso somos atacados por grupos anônimos e pela grande mídia perversa que quer o monopólio da informação e da opinião.

Estamos sobrevivendo, mas precisamos da ajuda de nosso leitor.

Faça a sua assinatura e tenha acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Foto de Claudio Dirani

Claudio Dirani

Graduado em Comunicação Social pela universidade FMU-FIAM-FAAM, Claudio D. Dirani tem mais de 22 anos de jornalismo, sendo 12 como editor na emissora Alpha FM.
Foi colaborador de inúmeros veículos, como Revista Placar, Jornal da Tarde, Aventuras na História e 89fm – A Rádio Rock. Seu mais recente livro publicado é Masters: Paul McCartney em discos e canções (2017).

Ler comentários e comentar