desktop_cabecalho

A obra mais cara do mundo: 20 bilhões de dólares já foram gastos. É do PT!

Ler na área do assinante

No município de Barra Mansa (RJ), um rio divide um bairro em duas partes, mas apenas de um lado há posto de saúde. Os moradores do outro lado precisavam caminhar dois quilômetros para circundar o rio a fim de chegar ao posto, e por isso vinham solicitando à prefeitura a construção de uma pequena ponte. Ela foi orçada em R$ 270 mil e nunca foi feita. Então os moradores reuniram doações e em mutirão construíram a ponte eles mesmos – por R$ 5 mil e em oito dias. Os dois quilômetros de caminhada foram encurtados em 24 metros e agora todos vivem melhor. Se fosse no Japão, o prefeito da cidade daria um tiro na própria cabeça, de vergonha. (1)

Infelizmente, no Brasil, as coisas funcionam assim. Uma falta de respeito generalizada com o dinheiro público, com o cidadão e com a sociedade.

O PT tratou de aprimorar todos os métodos de picaretagem possíveis. A esperança de outrora virou um verdadeiro tormento.

A refinaria Abreu e Lima é um exemplo clássico da bandalheira, do desvio de dinheiro público e da corrupção generalizada. Coisa de fazer saltar os olhos.

Em 2005, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda em seu primeiro mandato, lançou o projeto da refinaria, no Pernambuco, com uma promessa de capacidade para processar 230 mil barris por dia.

A obra foi orçada naquela época em 2,3 bilhões de dólares.

Hoje, passados mais de 10 anos, a obra ainda não está pronta, ninguém sabe quando ficará pronta, já foram gastos mais de 20 bilhões de dólares e ninguém sabe quanto mais ainda será gasto.

As 16 maiores empreiteiras do Brasil, estão envolvidas nesta obra dadivosa para o ‘propinoduto’.

No TCU (Tribunal de Contas da União) tramita um processo para apurar a razão de tantos aditivos que já elevaram o valor da obra em 9 vezes.

Todas as empreiteiras estão no prazo para explicarem suas razões.

Sem dúvida, tudo parece uma grande comédia.

De qualquer forma, o final parece trágico.

Um prejuízo de 29 bilhões de reais em sobrepreços.

Acorda Brasil!

Amanda Acosta

redacao@jornaldacidadeonline.com.br

(1)     Trecho de artigo publicado no jornal Zero Hora. Articulista Martha Medeiros

da Redação Ler comentários e comentar