Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Mitos e verdades sobre a pele, maquiagem e cabelos

Cuidar da nossa pele, evitar e diminuir a oleosidade são coisas importantes em qualquer estação do ano,na matéria de hoje fora os cuidados de limpeza,mitos e verdade sobre a pele, teremos mitos e verdades sobre as maquiagens e cabelos.

- Lavar o rosto muitas vezes durante o dia elimina a oleosidade.




MITO. A maioria das pessoas que tem a pele oleosa costuma lavar o rosto várias vezes durante o dia. Porém, essa prática estimula a produção de sebo, pois quando o manto lipídico é frequentemente removido, a produção de sebo se torna maior, desencadeando um efeito rebote. O ideal é lavar o rosto pela manhã e à noite e ter lenços umedecidos na bolsa para retirar a oleosidade durante o dia.

- Quem tem pele oleosa pode usar maquiagem todos os dias.




VERDADE. A maquiagem só agrava a oleosidade quando não é adequada para esse tipo de pele. Procure produtos que matificam e oil free (não oleosos), específico para peles oleosas. Uma boa dica são os primers, produtos leves, voltados para a pré-maquiagem e que absorvem todo o brilho da pele.

- A oleosidade piora no verão.




VERDADE. O sebo atua como um foto protetor a fim de evitar a evaporação da água causada pelo calor excessivo.

- Banho quente melhora a oleosidade.




MITO. Pelo contrário: A água quente retira a camada de gordura da pele que, para compensar a perda dessa proteção natural, acelera a produção de sebo. O ideal é água morna para fria.

- A alimentação influencia na produção de sebo.






VERDADE. Estudos recentes apontam que os carboidratos, principalmente os derivados de farinha branca (pão, massa, biscoitos e doces em geral)  e o leite desnatado podem estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Controlar o consumo desses alimentos é mais uma medida que colabora para quem sofre com pele oleosa.  

Passar base nos lábios melhora a durabilidade do batom

VERDADE. Passar base ou corretivo, preferencialmente líquidos ou cremosos, aumenta a durabilidade do batom. Além disso, estes itens também "corrigem" a cor dos lábios, deixando a cor do batom mais real. Evite usar produtos  muito densos e secos para não ressaltar as linhas dos lábios.


Sorrir para passar o blush revela o local correto para aplicação do produto



VERDADE. Quando se quer o blush "efeito saúde", o local certo para aplicação é na parte mais alta das maçãs do rosto. Ao sorrir, essa parte ressalta, então é só esfumar o blush com movimentos circulares em cima dela, diluindo as laterais para não ficar marcado.

Passar corretivo antes da base ajuda a esconder melhor as espinhas.



DEPENDE. Se for corretivo colorido para neutralizar a cor, sim. Mas, se for na cor da pele, o ideal é que seja depois da base, como complemento. A dica é aplicar o corretivo em cima da espinha e esfumar somente em volta dela, cuidando para não tirar o produto de cima.

Passar lápis na linha d'água diminui os olhos



VERDADE. Passar lápis na linha d'água diminui os olhos, principalmente, se eles já são pequenos ou levemente fechados. Nesse caso, o recomendado é passar o lápis em cima (na raiz) ou por fora (abaixo) dos cílios. O contorno deve ser apenas do meio do olho para fora e esfumado. O uso do lápis bege e/ou branco na linha d'água aumenta abre o olhar.




O pó facial ou compacto reforça as linhas de expressão



VERDADE. Ambos reforçam as linhas de expressão e o compacto ainda mais. É preciso ter muito cuidado na hora de aplicar, deixando de fora a região dos olhos, onde tem maior concentração de linhas de expressão. Quanto mais idade, menos pó na maquiagem deve ser utilizado.




O corretivo utilizado na área dos olhos deve ser um pouco mais claro que o tom da pele para disfarçar as olheiras e iluminar a região.



MITO. O corretivo deve ser na cor da pele. Ninguém precisa saber que você está usando este item. O fato de ser mais claro não vai cobrir mais as olheiras, pelo contrário, pode até deixar a região acinzentada. Existem iluminadores e corretivos iluminadores com textura específica para iluminar essa região, o que é mais adequado.




O lápis de contorno dos lábios deve ser mais escuro que o batom para realçar o efeito da cor. 



MITO. O lápis deve ter a cor do batom. O contorno dos lábios não pode aparecer, o lápis tem de se fundir com o batom. O melhor é fazer o contorno nos lábios com o lápis, esfumar para o centro e, depois, aplicar o batom por cima.




Passar o batom com pincel ajuda na fixação do produto



VERDADE. O pincel consegue preencher melhor os lábios dando mais cobertura e acabamento. Ele se faz mais necessário quando os batons são coloridos ou escuros porque esses tons precisam ser espalhados melhor e de uma definição melhor dos contornos.




Hidratar a pele antes de iniciar a maquiagem ajuda a dar um efeito mais natural



VERDADE. A pele hidratada e com textura macia faz com que os produtos deslizem e sejam mais aderidos, deixando o efeito mais natural.




Sombras mais escuras devem ser aplicadas no côncavo para dar profundidade ao olhar



VERDADE. As sombras mais escuras dão profundidade ao olhar quando esfumadas no côncavo. Uma dica é aplicar uma cor colorida ou mais clara em toda pálpebra móvel e, depois, esfumar utilizando a mais escura no côncavo.




1º) Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?

Mito. A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.


2º) Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?

Mito. No entanto, em pessoas que apresentam dermatie seborreica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.


3º) Caspa é sinal de sujeira?





Mito. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.


4º) Seborreia e caspa não tem cura?





Mito. Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborreia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de medicamentos adequadamente prescritos por dermatologistas.


5º) Usar boné faz cair os cabelos?






Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições de patologia capilar, favorecendo a queda dos cabelos.


6º) Condicionador pode causar a queda dos cabelos?



Mito. Em pessoas sem tendência à queda de cabelo o condicionador não causará a queda dos mesmos.

7º) O uso frequente de tintura pode estragar os cabelos?



Verdade. O uso continuado de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e da resistência e eventualmente a queda pro quebra.


8º) Lavar os cabelos menstruada faz mal à saúde?



Mito. Não há a menor problema entre estar menstruada e lavar os cabelos, isso não causa absolutamente nenhum mal à saúde.


9º) Cortar o cabelo estando a cliente ou a cabeleireira menstruada, deixa o cabelo com fios grossos, queda acentuada ou até muda o tipo de lisos para cacheados e vice-versa?






Mito. Não existe o menor fundamento para tal fato. Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento nem provoca a sua alteração, independente da mulher estar menstruada ou não.


10º) Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?



Mito. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira pois, a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.


11º) É normal os cabelos caírem após o parto?





Verdade. Cerca de 4 meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio talógeno e esses fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.


12º) Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?





Mito. Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. Geralmente quem começou a pintar os cabelos mais cedo, o fez porque tinha tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.


13º) Não secar os cabelos após o banho faz cair os cabelos?



Mito. Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água seriam todos calvos.


14º) Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?





Verdade.O fato de cortar o fio do cabelo  interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.


15º) Os cabelos cortados durante a época da lua cheia e crescente crescem mais?





Mito. Não há nenhuma comprovação científica para essa colocação.


16º) Calvície tem tratamento?



Verdade. Já existem tratamentos dermatológicos com resultados significativos para interromper a queda dos cabelos e, até mesmo, fazê-los crescer novamente.


17º) Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2 no lugar?





Mito. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma, não porque aquele primeiro foi arrancado



18º) Água fria dá mais vida aos cabelos, deixando-os mais brilhantes ?





O que na realidade prejudica os fios é a água quente, que estimula a atividade das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno opte por lavar os cabelos com água morna.

Mais informações sobre a moda poderão ser adquiridas em www.anjinhadamoda.com Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá.

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Siga-nos no Twitter!

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários

Notícias relacionadas