desktop_cabecalho

O Brasil e a conspirata das togas

Ler na área do assinante

Toda vez que você ouvir ou ler alguém dizendo que as instituições da República Federativa do Brasil estão em pleno funcionamento, trate de desconfiar. Ou o interlocutor não sabe o que está dizendo, ou não reside no país nas últimas três décadas, ou, pior, está ganhando alguma coisa para mentir com tamanho impudor. Estivessem realmente funcionando, não teríamos neste momento o maior esquema de corrupção já registrado numa democracia ocidental.

Nas últimas duas semanas, ulula entre os jornalistas de política uma conversa inquietante. Alguns já até publicaram notas pequenas, aqui e acolá, com algumas informações primárias e aparentemente desconexas, mas capazes de disparar o alerta na sociedade brasileira. 

Vera Magalhães sinalizou em Veja; Lauro Jardim perpassou o tema em ‘O Globo’; Murilo Ramos observou detalhes na revista Época; e a equipe de ‘O Antagonista’ foi incisiva, mas não alcançou o cerne da questão.

O resumo da ópera é um só: neste momento, há uma nauseabunda conspirata de ministros do Supremo Tribunal Federal contra a Operação Lava Jato e todos os seus ‘afluentes’ e ‘filhotes’.

Nos bastidores, circula que um grande advogado criminalista percebeu, entre o final de 2015 e o início de 2016, que estava sendo investigado pela força-tarefa da Lava Jato. Imediata e espontaneamente, ele teria procurado a equipe em Curitiba e oferecido a antecipação de uma delação premiada que, aliada à colaboração dos diretores da Odebrecht e da OAS, teria o potencial de fazer ruir a República e estariam obrigando o juiz Sérgio Moro a ‘dosar’ as informações sobre investigações em seus despachos.

Os principais alvos desse advogado — nenhum jornalista citou seu nome... ainda! — seriam ministros e desembargadores de tribunais superiores, em especial alguns membros do Supremo Tribunal Federal.

Fato é que, desde a circulação dessas notas, mesmo que aparentemente truncadas, houve uma forte inflexão na atuação de Suas Excelências, as togas.

Vazaram os áudios de Sérgio Machado para constranger o procurador-geral Rodrigo Janot e a Procuradoria Geral da República; intensificaram as ações contra o presidente-afastado da Câmara do Deputados, Eduardo Cunha, que tornou-se alvo preferencial para saciar a sede social pela punição aos corruptos; começaram a pressionar o Poder Legislativo pela aprovação da Lei contra o Abuso de Autoridade, coibindo o nascimento de novos ‘filhotes’ da Lava-Jato; desenterraram ações que tramitam no STF há mais de uma década; e, consolidaram uma maioria para referendar o malabarismo jurídico ‘inovador’ do ministro Dias Toffoli ao mandar soltar os pilantras presos na Operação Custo Brasil.

Fique claro: a Operação Lava Jato não interessa a nenhuma das autoridades que comandam as supostas instituições brasileiras, nem mesmo a alguns ministros do STF. Seus discursos de apoio à operação nada mais são que um exercício de cinismo.

Estejamos atentos aos próximos dias. As belas e caras togas negras vão tentar turvar os olhos do Brasil. Eles não têm outra saída.

A lambança é geral!

Helder Caldeira

da Redação Ler comentários e comentar