Bob Jeff tem um "cinismo" que queremos para o Brasil e que está mostrando a cara do STF

18/08/2021 às 14:58 Ler na área do assinante

Roberto Jefferson é um modelo de cínico que queremos para o Brasil. Vou explicar o porquê. Primeiramente, o porquê do próprio cinismo. O que é cinismo?

Existem cinismos do bem. Antes de tudo, devemos recordar um dos maiores cínicos que o mundo já conheceu. Diógenes, o cínico, vivia em Atenas, Grécia, num barril e acompanhado de cães para mostrar para a sociedade da época que, mesmo ele não sendo filósofo (na época a filosofia estava em ascensão) que o ser humano não precisa de muita coisa para viver bem, para ser feliz.

Roberto Jefferson se apoderou deste cinismo, o atualizou e está mostrando a cara do Supremo.

Como todos sabem (acho que o mundo todo já sabe), o Presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, foi preso por manifestações de opinião política e por ordem do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a quem ele, Bob Jeff, apelida de “Xandão”.

“Xandão”, “orcrim”, “cachorro do Supremo”, “maridão da Dona Vivi”, foram expressões usadas por Bob Jeff na iminência de prisão, como metáforas alusórias a algo, alguém. Sarcasmo, cinismo, deboche.

Esse é o verdadeiro cínico, que deve ser levado a sério.

O motivo da prisão. Xandão se sentiu novamente ofendido. A primeira vez foi quando o deputado Daniel Silveira, um deputado federal, manifestou opinião e xingamentos tidos como ameaças ao Supremo Tribunal Federal. Um videozinho ofensivo que ele fez que circulou nas redes. Nos dois casos, Bob Jeff e Silveira, as manifestações foram por opiniões políticas.

Na audiência de custódia, quando questionado sobre o tratamento dado pelos policiais que o prenderam, Bob Jeff afirmou que teve "que aturar três flamenguistas na viagem, sendo ele botafoguense”. E, pra arrematar de vez, pediu prisão domiciliar porque “Dou uma por semana quando Deus ajuda”.

É diferente do cinismo de Luis Roberto Barroso ou de Alexandre de Moraes.

Os tais ministros conhecem de ponta-a-ponta a Constituição e ainda assim erram feio, fazendo o contrário do que ela determina. E fazem isso com uma maior seriedade. Bob Jeff não. Bob Jeff sabe do erro dos outros e reclama com ironias, sarcasmos, piadas, mostrando a verdade nua e crua e que quer o bem coletivo, que prevaleça a Constituição.

Estamos vivendo um espírito totalitário e nem todos sabem ou sentem isso. Ele está já afetando a liberdade de expressão de muitos e, daqui a pouco, vai ser a de todos ou de uma grande e imensa maioria discordante.

Por outro lado, o sentido de democracia ainda não amadureceu no espírito da sociedade brasileira, principalmente dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Falso cinismo e hipocrisia. Uma coisa é redigir decisões defendendo, de uma forma retórica e até mesmo exaustiva, que a Constituição resguarda os direitos individuais. Outra, bem diferente, é na hora do “vamo vê”, na prática. Prova mais do que evidente que ditados populares têm suas exceções. Ou seja, nem sempre do que fala a boca está cheio o coração.

Voltando a Diógenes. No barril de Diógenes cabe sim mais um, não dois ou três. E este um é apenas Roberto Jefferson, o Bob Jeff.

Sergio Mello. Defensor Público no Estado de Santa Catarina

Querem nos calar!

O Jornal da Cidade Online está sofrendo ataques escancarados das “velhas raposas” da política, através da malfadada CPI, comandada por figuras nefastas como Aziz, Renan e Randolfe.

Ajude para que a verdade prevaleça!

Faça a sua assinatura, tenha acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade e fortaleça o jornalismo independente.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir