Direção da PF tranquiliza a sociedade e desmente desmanche da Lava Jato

Ler na área do assinante

A direção da Polícia Federal finalmente resolveu se manifestar sobre a denúncia de um possível ‘desmanche’ na Operação Lava Jato (veja aqui). 

O delegado Igor Romário de Paula, que coordena a operação no âmbito da PF, esclareceu os motivos da saída da equipe de três delegados atuantes. Eduardo Mauat da Silva, Duílio Mocelin Cardoso e Luciano Flores.

Igor enfatizou ‘que em momento algum sofremos qualquer tipo de pressão interna ou externa, em substituição deste ou daquele delegado’.

Mauat e Mocelin foram substituídos pelos delegados Rodrigo Sanfurgo, que chefiou a Delegacia de Crimes Financeiros da PF em São Paulo, e o delegado Luciano Menin, que já integrou a equipe da Lava Jato. 

Quanto ao delegado Luciano Flores, que se notabilizou na Lava Jato ao conduzir coercitivamente, no dia 4 de março, o ex-presidente Lula, ele pediu para sair do caso temporariamente. Flores vai atuar na equipe da corporação mobilizada para a segurança na Olimpíada. Após as Olimpíadas, ele deve novamente ser reintegrado.

Em contrapartida, passa a compor a equipe o delegado Roberto Biazoli, com experiência em investigações internacionais – ele trabalhou por mais de 5 anos no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, braço do Ministério da Justiça. 

“Essas mudanças são opções estratégicas da coordenação com apoio irrestrito da equipe da investigação, administração regional e Direção-Geral da Polícia Federal, visando oxigenar o grupo, dando a ele um novo fôlego, para que os trabalhos continuem cada vez mais buscar sua superação”, esclareceu o delegado Igor Romário de Paula.

O acervo de inquéritos a cargo do delegado Maut agora volta para as mãos de Márcio Anselmo, um dos principais integrantes da Lava Jato.

Na entrevista coletiva desta segunda (4), em Curitiba, o delegado Igor disse ainda aos jornalistas. “Para que a sociedade se tranquilize, tenham certeza de que a Operação Lava Jato não sofrerá qualquer prejuízo a seus trabalhos investigativos e operacionais, e também tenham a ideia de nossa preocupação, a carga principal de inquéritos que estava com o delegado Mauat retornou ao seu delegado original, delegado Márcio Anselmo, conhecido por seu inquestionável trabalho na Operação Lava Jato, que dispensa maiores qualificativos.”

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar