desktop_cabecalho

Químico cria gasolina sem uso de petróleo, mas ‘invenção’ dá cadeia (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

A Operação Octanagem do Ministério Público do RS, surpreendeu uma empresa que conseguiu criar ‘gasolina’ sem o uso de petróleo.

A própria polícia se surpreendeu com a eficiência do produto.

‘É impressionante. Chega com o tanque vazio, coloca aquela gasolina e sai andando normalmente. Estávamos diante de um professor Pardal, que conseguiu criar uma fórmula sem o petróleo como matéria prima’, disse o delegado responsável pela investigação.

Gilmar dos Reis, o químico de 57 anos, responsável pela criação da ‘gasolina genérica’ e dono da empresa localizada em Campo Bom (RS), foi preso em flagrante, sob a acusação de comercialização de combustível sem autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que constitui ‘crime contra a ordem econômica’.

‘Ficou comprovado que o combustível apresenta elevada eficiência carburante tanto na baixa quanto na alta rotação’, disse o engenheiro químico Renato Zucchetti, chefe de Fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A ‘gasolina genérica’ era vendida a 3 reais o litro. ‘Apuramos que a capacidade de produção era de pelo menos 10 mil litros por mês’, comentou o delegado.

O caso foi desvendado no mês de junho deste ano e culminou com o fechamento da pequena empresa do ‘Professor Pardal’, que ainda continua preso.

da Redação

Fonte: Jornal NH, de Novo Hamburgo (RS)

Interior da empresa
Interior da empresa
da Redação Ler comentários e comentar