desktop_cabecalho

A CUT por trás de uma nova greve de caminhoneiros

Ler na área do assinante

Ontem vi algumas chamadas sobre uma possível greve de caminhoneiros, e pesquisando sobre o tema achei algumas informações interessantes.

A primeira delas é que essa greve não tem a mesmas lideranças da greve de 2018, e nem as lideranças da última, no dia Sete de Setembro.

Quem está nessa frente são duas figurinhas carimbadas da CUT: Dahmer e Eduardo Guterra. Ambos diretores da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística).

E aqui vai a cereja do Bolo:

Guterra se reuniu com Lula um mês antes, em um evento que reuniu lideranças de esquerda. É ex filiado do PT, e foi alguém de comunicação com Dirceu.

Os caminhoneiros da última greve (maioria dos autônomos) se recusam a participar dessa movimentação, o que significa uma nítida articulação política da greve a favor da oposição.

Note que a pouco mais de um mês, os trabalhadores sem terra começaram a fazer invasões em locais notórios, como Bolsa de Valores e eventos cobertos por veículos de mídia. Isso também significa uma articulação, no sentido de aumentar a visibilidade de ‘insatisfação popular’, ou pelo menos, criar essa sensação.

Agora que perceberam que a cassação da chapa é algo distante, que a CPI está desmoralizada e que Bolsonaro está moderado com os outros poderes, vão tentar criar caos generalizado, aumentando artificialmente o desgaste dos problemas econômicos que vão chegar devido as políticas anteriores adotadas no período de pandemônio.

Mas o governo pode reverter essa.

Basta identificar os verdadeiros líderes de caminhoneiros das manifestações anteriores e conversar. Investigar as ações e expor publicamente o plano.

Se a população souber que Lula pode estar por trás da greve, isso pode afetar negativamente a campanha do Molusco, e ainda ajudar a pressionar no Congresso a taxa fixa de ICMS dos combustíveis, contrariando os governadores.

A pergunta é se o pessoal do Planalto já ganhou o lance. Se ganhou, provavelmente esse contragolpe já deve estar em andamento.

Que comecem os jogos.

Ler comentários e comentar