desktop_cabecalho

Globo demite Cissa Guimarães, depois de 40 anos de casa, e fundo do poço parece mais próximo

Ler na área do assinante

Os portais de notícias sobre assuntos relacionados ao mundo da TV amanheceram, neste domingo (31), com o anúncio da saída da atriz, apresentadora e “polivalente” Cissa Guimarães, da Rede Globo de Televisão.

A demissão, apesar de ser mais uma entre muitas e muitas outras nos últimos dois anos e meio, é emblemática, pois Cissa era uma das chamadas “estrelas de primeira grandeza” da emissora, onde brilhou por quatro décadas.

A saída da atriz ocorre na mesma semana em que a Globo resolveu fazer cortes em massa em seus departamentos de jornalismo pelo país (foram 20 demissões só em São Paulo), e em que também anunciou a renovação com William Bonner e Renata Vasconcelos, os intocáveis do “decadente” Jornal Nacional.

Segundo reportagens que repercutiram o assunto, Cissa tinha um salário que já não poderia ser pago pela Globo, o que comprova que o dinheiro de publicidade continua entrando cada vez em menor quantidade nos cofres da empresa dos Marinho e que o fim da publicidade institucional, por ordem de Jair Bolsonaro, continua produzindo estragos sem fim.

Mas é impossível, ainda, não fazer uma comparação do fato com o que ocorre, por exemplo, em uma concorrente que acaba de estrear nas telinhas.

A Jovem Pan News, que além de não demitir, acaba de contratar aquele que, talvez, seja o maior representante do jornalismo conservador, o ex-global Alexandre Garcia, anunciado, no mesmo pacote, Caio Coppolla, o jovem que pode-se considerar a figura mais promissora e influente entre o público jovem, também neste segmento de jornalismo que tem como foco a notícia verdadeira, em detrimento das narrativas de esquerda.

O crescimento da Pan (ainda que com a falha grotesca causada por André Marinho, na entrevista concedida por Bolsonaro à emissora) é o retrato inverso do que ocorre na Globo, cujo fundo do poço parece cada vez mais próximo!

Foto de Uélson Kalinovski

Uélson Kalinovski

Jornalista desde 1996, com especialização em Ciência Política e mais de uma década de experiência na cobertura dos temas nacionais, em Brasília.
Executivo da produtora UK Studios, em Jundiaí/SP.
ukalinovski@gmail.com / Uelson Kalinovski (Facebook e YouTube) / @uelsonkalinovsk (Twitter)

Ler comentários e comentar