desktop_cabecalho

Por que o avião de Marília Mendonça caiu?

Ler na área do assinante

A única resposta possível no momento é a seguinte:

- Porque estava voando.

Há perguntas para as quais não temos respostas.

Seria como um médico diagnosticar alguém por telepatia ou apenas vendo uma foto da unha.

A investigação de acidentes aeronáuticos é uma atividade séria e que demanda de muito estudo, muita dedicação e do desenvolvimento de técnicas. É exercida por profissionais altamente qualificados, com cursos dentro e fora do Brasil, e que nunca param de estudar.

As análises feitas em cada acidente não se baseiam em conjecturas, mas na percepção de milhares de variantes envolvendo o homem, o meio e a máquina.

Nenhum acidente acontece por UMA única razão. São eventos (elos) que se sucedem e no final formam a corrente de eventos que tem no acidente em si o elo final. Então cada um desses elos é estudado profundamente.

Eu fiz parte do CENIPA auxiliando em investigações e tenho curso pra isso. Mesmo assim não me permito sequer conjecturar causas. Não posso fazer isso.

Só lamento que no mundo ‘facebookiano’, ou no planeta Chute tenha um monte de "especialistas" que sequer entendem porque é que o avião voa, e já estão dando pitacos aos borbotões. É aquela velha mania de aparecer. Esse tipo de gente acha que é inteligente, mas nós temos a certeza de que eles não passam de idiotas.

A única coisa que todos nós podemos fazer agora é lamentar pela morte dos dois tripulantes e três passageiros. E ninguém, nenhuma vida ali era mais importante que a outra. Estamos sim tristes pela morte da Marília, uma pessoa tão jovem e com uma carreira tão bacana, mas também não podemos esquecer que os outros também tinham família, sonhos e etc. Nos solidarizamos com o coletivo.

Saber a causa do acidente, para os leigos, não fará a menor diferença. Para a comunidade aeronáutica sim, pois só a ela importa, já que nós aprendemos com cada acidente, e a prevenção é feita com aquilo que se aprende. O objetivo é sempre aprimorar a segurança - em constante aprimoramento.

É isso. Que Deus receba essas pessoas em seus braços.

Só isso.

Ler comentários e comentar