E agora Luis Inácio?

Ler na área do assinante

Depois que deixou o palácio do Planalto, o ex-presidente Lula, através da fundação que montou, recebeu a bagatela de 4,53 milhões de reais da empreiteira Camargo Corrêa, uma gigante da construção e, de acordo com o que vem sendo apurado pela Operação Lava Jato, uma gigante da propina.

A impressão que se tem, que inclusive circulou insistentemente nas redes sociais, é de que finalmente pegaram Lula, ou, pelo menos, começaram a fechar um cerco em torno do ex-presidente.

Ora, os dirigentes da Camargo Corrêa confessaram em delação premiada que desembolsaram 110 milhões de reais em propina para duas diretorias da Petrobras. Em contrapartida, laudo da Polícia Federal demonstra que o Instituto Lula e o LILS Palestras Eventos e Publicidade, ambas ligadas ao ex-presidente petista, receberam, entre 2011 e 2013, 4,53 milhões de reais da empreiteira Camargo Corrêa. Para o Instituto Lula são três pagamentos de R$ 1 milhão cada, registrados como “Contribuições e Doações” e “Bônus Eleitoral”. 

O Intituto Lula nega irregularidades nos repasses e diz que o dinheiro foi doado para o "desenvolvimento de atividades institucionais". Quanto ao mal fadado "Bônus Eleitoral", em nota, o Instituto Lula assevera que foi um equívoco.

Empresas do porte da Camargo Corrêa, e qualquer um sabe disso, não desembolsam milhões, sem visualizar retorno lucrativo. Qual o retorno que esperavam de Luis Inácio? Ou será que estavam pagando um serviço já efetivado?

da Redação Ler comentários e comentar