desktop_cabecalho

A Lava Jato e a ‘Nova Ordem’

Ler na área do assinante

A Operação Lava Jato, iniciada por investigações sobre lavagem de dinheiro, chegou à Petrobras e deu partida a grandes mudanças no ambiente empresarial. Começou a instituição de uma ‘Nova Ordem’. 

O destemor, às vezes excessivo, do Juiz Sérgio Moro incentivou outros juízes e procuradores a darem continuidade a processos que anteriormente morriam, no meio do caminho. 

Agora os processos correm no Rio de Janeiro, em Brasília, em São Paulo, em Pernambuco e seguirão se ampliando sucessivamente.

A Lava Jato é apenas o começo de um processo que vai se prolongar por muitos anos.

Algumas grandes mudanças estão presentes, embora nem todos percebam, acostumados que estão com a ‘velha ordem’:

Aceitar ‘mordida’ é risco total:

Não importa a relevância da vítima. O Presidente do Bradesco virou réu de um processo apenas porque recebeu em sua sala, um “mordedor”. Mesmo não havendo provas de que teria pago a mordida. 

Todo um conjunto de comportamentos, desde os mais simples aos mais complexos, que eram absolutamente normais deixaram de ser: 

Você não pode mais ter cartão de crédito da empresa para pagar o almoço de uma  autoridade pública, mesmo que ele seja um velho amigo. 

Qualquer informação de autoridade – seja pública, como privada – tem que ser divulgada e compartilhada. Aplica-se, por exemplo, para empresa que tem ação na Bolsa de Valores. Se não for difundida é informação privilegiada e crime. 

A ‘nova ordem’ é comandada por grupos de juízes e promotores, jovens de grande competência jurídica, mas com pouca ou nenhuma experiência empresarial. Não sabem como funcionam as empresas. Assim como se formulam e se praticam as estratégias empresariais e os mecanismos reais de gestão. 

Alguns tem formação complementar em cursos de administração, onde aprenderam as teorias de gestão. Mas sem a vivência prática.

Pouco entendem, pouco conhecem, mas do que conhecem não gostam. Os seus princípios, conceitos, lógicas e prioridades não são as mesmas dos empresários.

Os empresários ficam contrariados e até indignados com a ignorância e a incompreensão dos paladinos da nova ordem. 

Mas tem que se curvar à realidade e perceber que eles estão ganhando a guerra. Se ajustam ou correm o risco de debacle econômica e financeira. 

Eles estão ganhando a guerra porque estão atingindo o coração dos negócios da empresa, dentro do ambiente atual: não é a prisão, que é temporária e pode ser minimizada pela delação premiada. É a marca e reputação da empresa, afetando o valor das suas ações e os negócios futuros. 

Qualquer prisão, ainda que temporária, provoca enormes perdas econômicas. 

Jorge Hori

Foto de Jorge Hori

Jorge Hori

Articulista

Ler comentários e comentar