desktop_cabecalho

Publicação sobre militância dentro dos Escoteiros do Brasil é infundada e contrária aos valores do Movimento

Ler na área do assinante

No último dia 10 de novembro, o Jornal da Cidade Online publicou em seu website uma notícia intitulada: “Militância LGBT avança, chega até os escoteiros e propõe algo inacreditável”, a qual informa que os Escoteiros do Brasil estariam adotando uma postura impositiva de uma pauta de “militância identitária” aos participantes.

Além de demonstrar um profundo desconhecimento da prática adotada pelos Escoteiros do Brasil, a matéria em questão descontextualiza atividades educativas e induz ao erro os leitores, numa tentativa de desqualificar o trabalho de uma associação civil centenária, responsável no Brasil pela aplicação de um dos maiores movimentos de juventude do País e do mundo.

O projeto educativo dos Escoteiros do Brasil prevê que o Escotismo seja um ambiente diverso, inclusivo e seguro para todos. Por isso, nosso trabalho no cotidiano das Unidades Escoteiras Locais é sempre pautado pela aceitação e respeito às diferentes opiniões, etnias, crenças, características e orientações sexuais. Deste modo, as informações trazidas pelo referido jornal não são verdadeiras.

Os Escoteiros do Brasil são uma instituição centenária, com atuação nacional em mais de 745 municípios brasileiros. É a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro e possui um trabalho constantemente referenciado quando o assunto é protagonismo juvenil e educação não-formal, sendo reconhecida como uma das 100 Melhores ONGs do país em 2020.

A Instituição contribui para o desenvolvimento de jovens, por meio de um sistema de educação não-formal de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, que visa a construção de um mundo melhor, no qual as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel relevante na sociedade. Nossos valores institucionais refletem esta visão de mundo e a pessoa que queremos oferecer à sociedade.

Neste sentido, promovemos em nosso meio ferramentas que possibilitem trabalhar temas diversos e atuais na nossa sociedade, com o único e exclusivo objetivo de estimular os jovens e adultos do Movimento a desenvolverem ao máximo suas potencialidades, sejam elas intelectuais ou físicas, a fim de se tornarem cidadãos conscientes e ativos que inspirem mudanças positivas em sua comunidade.

Tais ferramentas estão relacionadas aos inúmeros projetos existentes em nossa instituição, como o programa de proteção infantojuvenil — conjunto de ações pensadas para garantir que todos os envolvidos no Escotismo estejam comprometidos com a proteção de nossas crianças, adolescentes e jovens, e outros projetos que buscam mobilizar e conscientizar os jovens sobre temas relevantes como imigração, saúde pública, inclusão, sustentabilidade, etc.

Dito isto, ratificamos que a publicação feita pelo Jornal da Cidade é completamente infundada e que os Escoteiros do Brasil atuam no sentido de atender a todos, valorizando a diversidade e a pluralidade étnica, religiosa e cultural, em um compromisso de trabalhar em prol de um mundo melhor através da promoção da cultura de paz, tolerância e compreensão.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – CURITIBA, 26 DE NOVEMBRO DE 2021.

Assine o JCO:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar