desktop_cabecalho

Como chegamos até aqui? Levanta e vamos, o Brasil tem jeito! (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Faltando pouco menos de um ano para as eleições de 2022, eu me pergunto, como chegamos até aqui?

Como chegamos até aqui com este estado de coisas, de pessoas, de eventos e omissões, de caçada à opiniões, ouvindo especialistas de ocasiões?

Infelizmente parece que sim, dois anos parados, ficamos estagnados, população mais pobre inerte e à míngua, redes sociais segurando a língua, de qualquer um que se atreva a pensar diferente, cometemos o ledo engano do medo e a punição inclemente, vem vindo lentamente como arremedo, um futuro distópico e contundente se apresenta qual estória mal contada.

Antes de mais nada, é preciso entender onde cada um de nós estava, desde o início desta caminhada, desde aquilo que chamam de redemocratização de nossa Pátria Amada e Idolatrada, salve, salve.

Salve ó Pátria amada ou salve a Pátria, amada?

Ponto de inversão propagada, anunciada pela Constituição promulgada, recentemente, inabilmente, chamada Carta “Magda”, por senadora da república, e nem foi na CPI do circo. Algo que ao menos em tese, preliminarmente, demonstra a qualidade dos congressistas, dos legisladores, os notáveis senhoras e senhores que determinam o futuro de nossa nação, Pátria amada, salve, salvem-se!

Percorremos 33 aos, desde então, confesso que vi muita coisa da qual podia escrever, vi coisas e pessoas, surgir e desaparecer, tudo como num passe de mágica, aquela coisa “pra inglês ver”. No meio do caminho vi plebiscito de estatuto do desarmamento não ser cumprido pelo governo, só porque o governo da ocasião não concordava com a decisão conflagrada pela população.

A pergunta que me resta, que tipo de democracia vivemos na nação?

Alguns anos antes, sem nenhum alarde, o que hoje é tão falado, PL de projeto de lei, PEC de projeto de emenda à Constituição, nem passava pela cabeça do homem comum, o pacato cidadão, que não se deixava chamar a atenção, ao menos, à toa não, como diz a canção. Por isso mesmo a 45 de 2004 passou, não pusemos atenção e o STF passou a se sentir poder moderador, desde então, mas só tiveram coragem de falar agora, lá na europa.

Lutador e valente é todo cidadão brasileiro, genuinamente. Sobrevivemos todo esse lapso temporal sem saber o que era estabilidade econômica até o advento do plano Real. Aliás, foram tantos planos que pra enumerar fica difícil, cruzado e cruzado II, não se engane, não estou narrando luta de boxe, teve o Bresser, super inteligente, por o nome do ministro, talvez se deva ao fato de que, realmente, ele acreditava, que “aquilo” pudesse dar certo.

E o que veio, depois, então? Feijão com Arroz e plano verão. Veja meu amigo, que criatividade!

Isso vindo do então, presidente, e estamos falando do 6º ocupante da cadeira 38 da ABL.

Isso, ABL é a academia Brasileira de Letras, aquela que escolheu o Gilberto Gil, como membro. Se a cadeira era a da lacração, realmente não sei, não é por força de expressão, ele usa mesmo o malfadado “pra mim fazer”, ainda que “mim não devesse fazer nada”, na língua e na literatura, pra eles, talvez, seja mera, criativa liberdade e, eu que não sou crítico literário, não tenho o direito de analisar sua inventividade, de um poeta da modernidade, que já foi ministro da cultura!

Voltemos aos planos econômicos, tivemos Collor, Collor II e o Marcílio, mais um nome de ministro, mais uma vez um fracasso. Collor foi impichado, defenestrado e o plano econômico, afundado. Enfim veio o Plano real, do vice do Collor, Itamar Franco e olha que numa ordem surreal, ele mandou voltar a fabricar o fusca. Tinha como tudo isso dar certo? Ao menos pra moeda, parece ter dado e o dragão da inflação galopante, agora é um arquétipo inclemente de financistas e economistas!

FHC fez dois planos em seus dois mandatos, “Brasil em ação’ e “Avança Brasil”. Aquele “descondenado” fez o “Brasil de Todos” e primeiro “PAC”, bateu recorde, infame, por sinal, foi de consumo de dinheiro e corrupção, uma deprimente visão do mal!

A sua poste..pior sucessora fez o “Brasil maior”. Não me entenda mau, amigo leitor, foi o nome do plano, na verdade em seu governo o Brasil retrocedeu, ao menos 20 anos, favas contadas, saudar mandioca e estocar vento foram, somente dois de seus naufrágios inenarráveis.

Temer quis lacrar e lançou o “Agora é avançar”, mas não foi muito longe, seu governo tampão logo acabou e tudo permaneceu, quase onde estava mesmo.

Por fim, desde 2019 temos o Plano Mais Brasil, sem achismos, só arrumar a casa. Fechando a torneira da corrupção e, sigamos adiante. Havia mais de 6.000 obras inacabadas quando o governo começou, agora restam menos de 2.000 e incontáveis outras foram iniciadas e entregues, desde então.

Será que isso explica como chegamos até aqui? Definitivamente, não!

Mesmo que tenham sido 16 planos econômicos em 33 anos, como eu disse, desde a redemocratização, não foi isso que nos trouxe até aqui, vai muito além...

Um país não é feito somente de planos econômicos, é feito também de cultura e educação. Por mais que “esquerdosos” batam no peito e digam que agora não se fomenta a cultura, passe a entender as coisas pelo nome que tem, agora é que a cultura tem futuro e, sem dinheiro de Rouanet pra orgia, esquizofrenia, diacronia, cacofonia, neurastenia, megalomania, cleptomania e pra toda aquela nefasta folia, com dinheiro público. Vamos aguardar o que vai ser da famigerada Lei Paulo Gustavo, mais uma esseteefemania.

Ainda que eu não esteja satisfeito e muito menos contente, esse claudicante estado de direito está causando mais mal pra nossa gente do que todos os governos esquerdistas anteriores. Vivemos uma cleptocracia que alijou o executivo e mesmo assim, tem feito muito mais do que todos os anteriores somados e com mais uma benção, nenhum caso de corrupção, pra inveja dos revoltosos e “esquerdosos” de plantão.

Para todos aqueles que esperavam o pé na porta, como eu mesmo esperei, uma transição pacificadora pode ser o prenúncio de uma paz duradoura. O que a Pátria Amada precisa não se faz por meio de uma ditadura, muito menos de revolução. Não adianta ficar repetindo pra fechar congresso ou tomar o judiciário, muda o disco, amplia o vocabulário, você dormiu por 30 anos, acorda certo dia e se acha conservador, querendo mandar no presidente como se ele fosse um Sebastião, o salvador?

Acorda menino, o jogo é pra ser jogado. A guerra não é ganha com fanfarronice, muito menos “bundamolice”. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, reclama, questiona, mas também aplauda, porque o cara montou um grupo de notáveis, tomou porradas incontáveis, que mais me faz lembrar um filme de Rocky Balboa, do que o presidente do Brasil, e na boa, a única coisa que ele te pediu foi pra continuar acreditando, larga mão de gritar à toa, ele tirou a esquerda do poder!

Levanta e vamos, o Brasil tem jeito.

Confira:

O Jornal da Cidade Online está sendo vítima da Censura.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a desmonetização do site.

Um ato cruel... Um "tapa na cara" da democracia.

Neste momento, onde estamos assistindo a liberdade de expressão ser devastada e conservadores sendo calados, precisamos da ajuda de todos os patriotas...

Faça a assinatura do JCO agora e tenha acesso ao conteúdo exclusivo da destemida Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Lançamos também uma loja virtual com camisetas, bandeiras e faixas (Todos com FRETE GRÁTIS).

Ajude-nos! Compre no Shopping Conservador:

https://www.shoppingconservador.com.br/

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Ler comentários e comentar