desktop_cabecalho

Investigações revelam novas suspeitas de corrupção na Petrobras durante o governo do PT

Ler na área do assinante

Uma reportagem da Reuters, reproduzida pelo Diário do Poder revelou que a Polícia Federal (PF) descobriu novos contratos com indícios de irregularidades e suspeitas de corrupção na Petrobras, ao longo do ano de 2011, no início do mandato da petista Dilma Rousseff.

Segundo a agência, sua reportagem obteve documentos e informações – por fontes policiais – que demonstram o pagamento de propina para funcionários da estatal brasileira, que teriam fixado o preço do petróleo vendido ao banco JPMorgan Chase em pelo menos quatro compras suspeitas.

Em um dos contratos, o valor da propina, de aproximadamente 150 mil dólares, teria facilitado a compra de 826 mil barris do combustível pelo JPMorgan, no valor de mais de 80 milhões de dólares, na época.

A reportagem cita ainda outras negociações, entre elas, a compra de 305 mil barris, com o preço artificialmente baixo, e um pagamento de propina de 64 mil dólares.

As empresas que teriam intermediado a compra e repassado as propinas são a Oil & Gas Venture Capital Corp (OGVC), que recebeu aproximadamente 150 mil dólares naquele ano e a Consultores EGR.

A matéria da Reuters relata que a “polícia alegou nos autos, que incluem depoimentos de testemunhas e dezenas de páginas de correspondência durante 18 meses em 2011 e 2012”.

“A Petrobras disse à reportagem que tem “tolerância zero em relação a fraudes e corrupção”. A empresa acrescentou que ajudou as autoridades brasileiras em várias investigações relacionadas à corrupção.
O JPMorgan não quis comentar sobre o suposto esquema de suborno.
Nenhuma acusação foi feita na investigação e ainda não está claro se haverá alguma. A Reuters destaca que não tem nenhuma evidência independente estabelecendo que o JPMorgan sabia sobre os pagamentos da EGR à OGVC ou os supostos subornos aos funcionários da Petrobras.
O advogado da OGVC, Rafael de Piro, negou que a empresa tenha alguma vez negociado com o JPMorgan. E não se pronunciou sobre o conteúdo das notas fiscais.”

Se comprovados os atos de corrupção e lavagem de dinheiro, esse será apenas mais um escândalo envolvendo a Petrobras ‘sob as barbas’ de governos petistas, mas que alegam ‘não terem visto e não saberem de nada’.

Talvez aí, a ponta do fio que levará à descoberta de novos esquemas e desvios que parecem não ter mais fim!

Acesse aqui, a reportagem completa.

O Jornal da Cidade Online está sendo vítima da Censura.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a desmonetização do site.

Um ato cruel... Um "tapa na cara" da democracia.

Neste momento, onde estamos assistindo a liberdade de expressão ser devastada e conservadores sendo calados, precisamos da ajuda de todos os patriotas...

Faça a assinatura do JCO agora e tenha acesso ao conteúdo exclusivo da destemida Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Lançamos também uma loja virtual com camisetas, bandeiras e faixas (Todos com FRETE GRÁTIS).

Ajude-nos! Compre no Shopping Conservador:

https://www.shoppingconservador.com.br/

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

da Redação Ler comentários e comentar