desktop_cabecalho

Bolsonaro cala a boca da velha mídia com parceria fenomenal com Elon Musk

Ler na área do assinante

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, usou as redes sociais em novembro para anunciar discussões de uma futura parceria com a empresa aeroespacial Space X.

A expectativa é de que a rede da Starlink, projeto de telecomunicações baseado em constelações de satélites da companhia do multibilionário Elon Musk, seja utilizada para levar conectividade à Amazônia, com monitoramento da floresta e acesso à internet para as escolas rurais da região.

A parceria entre a empresa e o governo brasileiro, entretanto, ainda é projeto mas avança rapidamente.

"Queremos fazer uma parceria com eles para que o Programa WI-FI Brasil conecte todas as escolas rurais que estão faltando. Conectar as comunidades indígenas, todos os locais remotos no Brasil e ajudar, utilizando a tecnologia da SpaceX, a preservar a nossa Amazônia", revelou Fabio Faria, em vídeo publicado em 15 de novembro.

Em outra gravação, desta vez ao lado do magnata, Faria reforçou a intenção de trazer a SpaceX ao Brasil.

No vídeo, Musk afirma estar ansioso por oferecer conectividade ao país, "especialmente para escolas, hospitais e áreas rurais. [...] Com melhor conectividade podemos ajudar a assegurar a preservação da Amazônia, monitorar a região evitando o desmatamento ilegal, incêndios", listou, sem outros detalhes sobre a chegada da empresa ao país.

A empresa não se manifestou oficialmente a respeito, mas, segundo o ministro Fabio Faria, o próprio Elon Musk deve vir ao Brasil para novas tratativas.

Procurado o ministério ainda não confirmou novas informações sobre a negociação.

A oferta do governo é nova, mas a SpaceX já tenta trazer sua internet para o Brasil, com processo em andamento junto à Anatel. A reguladora homologou equipamentos da empresa em maio, mas a Starlink ainda depende de outras certificações para atuar por aqui.

O movimento inteligente do Ministro Fabio faria vai além do plano tecnológico. Também é uma aliança político-diplomática, o Governo Bolsonaro é massacrado por calunias e fake news na grande imprensa internacional.

Elon Musk é a personificação da inovação e do vanguardismo empresarial; ao trazê-lo como parceiro preferencial o governo dá um ‘cala boca’ na mídia que acusa Bolsonaro de ser reacionário mas nada dizia quando Lula ou Dilma se encontravam com ditadores sanguinários como Kadhafi, Obiang Nguema, radicais do Irã, das FARC ou do Hezbolah.

Assine o JCO:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar