desktop_cabecalho

A natureza humana da meritocracia

Ler na área do assinante

Atualmente há muita polêmica se a meritocracia funciona e se ela é justa pra todos.

Na natureza, todo ser vivo se esforça pra sobreviver, e aqueles mais preparados sobrevivem e geram descendentes, e com o ser humano na sociedade moderna o esforço mudou do âmbito da força física para o intelectual e profissional, mas ainda é o esforço movido por alguma motivação que gera o resultado positivo, e esse resultado é fruto do mérito pessoal de cada um.

Os críticos da meritocracia alegam que um rico teve mais oportunidades do que um pobre, onde em teoria o Estado deveria fornecer a educação gratuita, minimizando as diferenças de oportunidades entre ricos e pobres, garantindo a capacitação para todos.

A resposta é que se isso não ocorre, é que existe um desequilíbrio no sistema meritocrático específico, o que é muito diferente de dizer que meritocracia não funciona. É como retirar uma peça importante de um carro e reclamar que o carro não funciona.

Atacar o conceito de meritocracia é atacar o próprio conceito de vida em sociedade, é da natureza humana se dedicar a algo com esforço por uma recompensa futura, negar esse fato óbvio é negar a própria natureza humana. A meritocracia é tão inevitável quanto o capitalismo, e todas as nações do mundo que entenderam isso e abraçaram o capitalismo com alta liberdade econômica obtiveram sucesso em erradicar a pobreza.

A igualdade imposta entre pessoas diferentes é uma violência, o correto é aceitar e valorizar as diferenças, respeitando as características individuais de cada um, essa é a verdadeira inclusão.

A igualdade forçada destrói o valor do mérito ao tornar as recompensas iguais a cidadãos com diferentes capacidades, isso em grande escala empobrece toda a economia da nação. É um fato inegável, dinheiro move o mundo e dinheiro é indispensável no mundo atual. A igualdade forçada só funcionaria com seres como abelhas, formigas... Ou robôs, jamais com humanos.

A natureza humana obrigatoriamente precisa da liberdade que o dinheiro proporciona, é inegável que o dinheiro motiva as pessoas, e isso não é ruim quando corretamente direcionado e aceito que a meritocracia capitalista é inevitável e saudável, se não for desvirtuada.

Algumas observações finais:

1) Dinheiro é uma ferramenta que nos dá liberdade pra buscar nossos objetivos, ou seja, dinheiro não é o objetivo por si.

2) A alternativa se for rejeitada a meritocracia, seria criar novas desigualdades estatais, como cotas raciais. Não se combate a desigualdade criando novas desigualdades.

3) Capitalismo e o sistema meritocrático caminham junto, mas não são sinônimos. Uma meritocracia equilibrada favorece um capitalismo saudável com capacitação e oportunidades para todos como já aconteceu em várias nações de sucesso no mundo.

4) A Meritocracia é desvirtuada por intervenções estatais que prejudicam o livre-mercado e tudo o que prejudica as recompensas por mérito.

Defender utopias contrariando a natureza humana é a receita do desastre.

Assine o JCO:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Ler comentários e comentar