O Exército do Brasil sob o Comando do General Freire Gomes: Garantia da nossa soberania

Ler na área do assinante

Em cerimônia realizada no Clube do Exército, em Brasília, no dia 31 de março de 2022, o General Marco Antônio Freire Gomes assumiu o cargo de Comandante do Exército Brasileiro. O evento manteve a tradição de passagem de comando e contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, dos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e demais autoridades civis e militares.

O General de Exército Freire Gomes, nasceu na cidade de Pirassununga, estado de São Paulo, em 31 de julho de 1957, e é filho de Francisco Valdir Gomes e Maria Enilda Freire Gomes e casado com a senhora Renata Couto Falcão Gomes. O casal possui dois filhos, Rachel e Bruno.

Foi incorporado ao Exército em 14 de fevereiro de 1977, na Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), e foi declarado aspirante a oficial de cavalaria em dezembro de 1980. Sua promoção ao posto de General de Exército (quatro estrelas), se deu em 31 de julho de 2018.

Freire Gomes estava à frente do Comando de Operações Terrestres (COTER), um dos principais cargos dentro da estrutura do Exército, desde setembro do ano passado.

Ao longo da carreira, Freire Gomes serviu em Bela Vista (MS), Recife (PE) e Bayeux (PB), foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Adido Militar de Defesa e do Exército junto à Embaixada do Brasil no Reino da Espanha.

Como Oficial General, exerceu os cargos de Comandante do Comando de Operações Especiais, em Goiânia; 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres, em Brasília; Comandante da 10ª Região Militar, em Fortaleza; Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília; Comandante Militar do Nordeste, em Recife e Comandante de Operações Terrestres (COTER) em Brasília.

Conheci-o por ocasião do centenário do Batalhão Pirajá, em Salvador, através do estimado amigo General de Exército Artur Costa Moura, então chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército Brasileiro, passando a admirá-lo pelo seu patriotismo e profissionalismo.

Em setembro de 2020, na condição de Comandante Militar do Nordeste, assinou um contrato que deixou o Exército encarregado de construir 18,3 quilômetros de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a FIOL, entre os municípios do oeste baiano de Bom Jesus da Lapa e São Desidério.

No Brasil, realizou os cursos Básico de Paraquedista, Mestre de Salto, Básico de Salto Livre, Avançado de Salto Livre, Ações de Comandos, Forças Especiais, Segurança Presidencial, Logística e Mobilização da Expressão Militar do Poder Nacional, e o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx).

No exterior, realizou as seguintes atividades militares, Estágio de Forças Especiais (Fort Bragg-Carolina do Norte-EUA), Curso de Gerenciamento de Crises, (Departamento de Defesa-Washington-DC, EUA), Curso de Contraterrorismo e Coordenação Interagências (Centro Hemisférico de Estudos de Defesa (CHDS, Washington-EUA) e o Curso de Sênior Mission Leade. Peacekeeping Operations (Organização das Nações Unidas-Egito). Integrou o Grupo de Observadores Militares das Nações Unidas na América Central (ONUCA) - Nicarágua.

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras, foi agraciado com as Ordem do Mérito da Defesa; Ordem do Mérito Naval; Ordem do Mérito Militar; Ordem do Mérito Aeronáutico; Medalha da Vitória; Mérito Desportivo Militar, Medalha Militar de Platina; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha das Nações Unidas-ONUCA; Medalha do Pacificador; Medalha Corpo de Tropa; Medalha Mérito Aeroterrestre Ouro; Medalha Marechal Osório (O Legendário); Grã-cruz da Ordem do Mérito Militar–Espanha; Grã-cruz do Mérito (Alemanha), dentre outras.

Ao assumir o comando do exército destacou que os brasileiros podem esperar uma Força ainda mais dedicada ao país. “A sociedade pode esperar um Exército comprometido com o desenvolvimento do país, com a garantia dos poderes, com a garantia, principalmente, da nossa soberania. Somos braço forte e mão amiga 24 horas por dia e estamos prontos para ajudar o nosso país”

O Exército Brasileiro, nosso braço forte e mão amiga está portanto entregue a um Oficial-General competente, conhecido por sua inteligência e por seus conhecimentos profissionais.

A eleição está chegando... Está na hora de você estampar todo o seu amor pelo Brasil!

Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?

Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...

A maior loja patriota do Brasil!!

Clique no link abaixo:

https://www.shoppingconservador.com.br/

O Brasil precisa de você!

Foto de Baltazar Miranda Saraiva

Baltazar Miranda Saraiva

Desembargador. Presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e membro da Comissão de Igualdade do TJBA, do Conselho da Magistratura TJBA, da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) e Vice-Presidente Social, Cultural e Esportivo da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES)

Ler comentários e comentar