desktop_cabecalho

Cinismo total

Ler na área do assinante

“Pessoas que se dizem muito direitas não existem... isso é conto de fadas. Existem pessoas Cínicas e dissimuladas escondidas por baixo da máscara da dignidade”. (Marcello Thadeu).

Três coisas me deixaram chocado ao assistir todo julgamento de Daniel Silveira: a covardia de André Mendonça, o riso irônico de Fux, a alegria incontida de Carmem Lúcia.

Além dessas coisas, algumas lembranças sombrias e um pequeno conforto regou a minha alma.

Em 12/02/2014 o site UOL, em reportagem de Fernanda Calgaro noticiava:

- MST tenta invadir STF em Brasília; PM usa bomba para dispersar manifestante.
“O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu a sessão desta quarta-feira (12) por cerca de 50 minutos devido a uma tentativa de invasão de militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
- "Fui informado pela segurança que o tribunal corre o risco de ser invadido. Vamos fazer um intervalo na sessão", disse Lewandowski, que presidia no lugar do ministro Joaquim Barbosa, que havia se ausentado do plenário.
No início da tarde, os manifestantes desceram a Esplanada dos Ministérios e chegaram à Praça dos Três Poderes, onde fica o prédio do STF, e derrubaram as grades que protegem o local. Os seguranças do próprio STF e policiais militares conseguiram conter a tentativa de invasão”.

Terrorismo puro. Reação nenhuma dos Ministros, afinal os “coleguinhas vermelhos” é que estavam atuando, fazendo a revolução. Aí tudo é permitido. Diferente das imagens e das notícias, para os Ministros a democracia nunca esteve em perigo. O STF nunca foi ameaçado e nem foi atacado.

O STF só é “atacado” quando o Presidente fala, quando os brasileiros vão às ruas no dia da Independência e, pacificamente, protestam. Nesse caso a Democracia está em perigo e o STF foi atacado.

No dia 6 de abril de 2018, mais um ataque terrorista:

“Três ônibus com militantes do PT pararam em frente ao prédio em que a ministra Carmem Lúcia presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), mantém um apartamento em Belo Horizonte e jogaram tinta vermelha nas paredes externas, deixando a fachada toda manchada. Em uma rede social, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) assumiu a autoria do ataque em conjunto com o Levante Popular da Juventude.
No post, o movimento disse que cerca de 450 integrantes chegaram por volta das 16h20 em frente ao prédio da ministra. No texto, ele descreve que "foram atiradas bombas de tintas e feitas pichações nos muros e calçadas do prédio onde a golpista reside numa cobertura".

O fato foi noticiado por todos os jornais e revistas do país. A ministra, nomeada por Lula, na época Presidente do STF, não viu crime, não viu ataque a ela e nem ao STF. Mas o ataque é verdadeiro, documentado e cantado em prosa e verso pelos comunas vermelhos.

No entanto, em 2022, sorridente, alegre, fazendo gracinhas, dizendo coisas fora do contexto e da gravidade do julgamento de Daniel Silveira, a mesma Ministra viu nas palavras de Daniel Silveira um crime terrível.

Fux também sorriu ironicamente ao ouvir o telefone que tocava enquanto André Mendonça proferia seu voto.

André Mendonça foi o único que não compareceu ao julgamento e leu sua sentença via online. Nervoso, amarelo, tremendo, o pastor presbiteriano e ex-advogado-geral da União votou pela condenação de Silveira, mas com pena mais branda, de 2 anos e 4 meses, em regime inicialmente aberto.

Transformou-se em meio-ministro.

Disse o pastor Silas Malafaia:

“O terrivelmente evangélico André Mendonça me decepciona e quem eu critiquei, ministro Kassio Nunes, terrivelmente me representa".

Marco Feliciano, nas redes sociais, afirmou:

“Estou terrivelmente desapontado."

Tentando justificar seu voto, André Mendonça reagiu na manhã desta quinta e disse que fez o correto como cristão e jurista.

"E é preciso se separar o joio do trigo, sob pena de o trigo pagar pelo joio. Mesmo podendo não ser compreendido, tenho convicção de que fiz o correto. Como cristão, não creio tenha sido chamado para endossar comportamentos que incitam atos de violência contra pessoas determinadas. Há formas e formas de se fazerem as coisas".

Parece que André Mendonça nunca leu o nosso maior Jurista e também como ele cristão, Rui Barbosa:

“Preguei, demonstrei, honrei a verdade eleitoral, a verdade constitucional, a verdade republicana.
Só o mal é o que o inflama em ódio. Porque o ódio ao mal é amor do bem, e a ira contra o mal, entusiasmo divino. Vede Jesus despejando os vendilhões do templo, ou Jesus provando a esponja amarga no Gólgota.
Não são o mesmo Cristo, esse ensangüentado Jesus do Calvário e aqueloutro, o Jesus iroso, o Jesus armado, o Jesus do látego inexorável?
Não serão um só Jesus, o que morre pelos bons, e o que açoita os maus?
Nem toda ira, pois, é maldade; porque a ira, se, as mais das vezes, rebenta agressiva e daninha, muitas outras, oportuna e necessária, constitui o específico da cura.
Ei-la aí a cólera santa! Eis a ira divina!
Quem, senão ela, há de expulsar do templo o renegado, o blasfemo, o profanador, o simoníaco?
Quem, senão ela, exterminar da ciência o apedeuta, o plagiário, o charlatão? quem, senão ela, banir da sociedade o imoral, o corruptor, o libertino?
Quem, senão ela, varrer dos serviços do Estado o prevaricador, o concussionário e o ladrão público?
Quem, senão ela, precipitar do governo o negocismo, a prostituição política, ou a tirania?
Quem, senão ela, arrancar a defesa da pátria à covardia, à inconfidência ou à traição?
Quem, senão ela, ela a cólera do celeste inimigo dos vendilhões e dos hipócritas? a cólera do Verbo da verdade, negado pelo poder da mentira? a cólera da santidade suprema, justiçada pela mais sacrílega das opressões?
Quem, senão ela, a cólera divina?”

O sopro de conforto veio com Kassio Nunes que, intrépido, peitou os 9 ministros e meio, esfregou em suas caras cínicas todos os erros do processo e pediu a absolvição de Daniel Silveira.

Honrou a verdade como conservador e cristão.

A eleição está chegando... Está na hora de você estampar todo o seu amor pelo Brasil!

Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?

Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...

A maior loja patriota do Brasil!!

Clique no link abaixo:

https://www.shoppingconservador.com.br/

O Brasil precisa de você!

Foto de Carlos Sampaio

Carlos Sampaio

Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Ler comentários e comentar