Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Bandanas :Uma moda que revitaliza os looks

A história da bandana começou lá no velho oeste norte-americano, como um pedaço de lenço com estampa cashmere que era amarrada no rosto com formato triangular para proteger a face dos cowboys da poeira e do suor. De lá para cá muito tempo se passou e as bandanas  embora não estivessem sempre em alta nunca foram esquecidas  e acabaram sendo revitalizadas pelos estilistas que vira e mexe dão nova vida a ela.

Usada para destacar a testa dando uma terminação ao penteado, esta bandana recebeu um lindo amarrado lateral.Paul-Poiret

Em 1920 o estilista Paul Poiret influenciado pela cultura oriental criou modelos diferentes da bandana dos cowboys que reconhecemos na moda atual, mas foi uma primeira versão do lenço amarrado com adorno para a cabeça das mulheres daquela época.
O modelo mais perto do original voltou nos anos 40, quando mais uma vez as mulheres se renderam a esse pedacinho de tecido que tinha uma finalidade prática: proteger o cabelo de quem trabalhava dentro de casa ou nas fábricas industriais durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época a maioria dos cabeleireiros eram homens que tiveram que partir para o campo de guerra, deixando assim os cabelos das mulheres sem cuidados. A solução foi acomodar os fios por debaixo do lenço, como naquela imagem da Rosie the Riveter.

bandana-nos-anos-40

O que talvez ninguém esperava é que esse visual fosse mais tarde copiado por mulheres do século XXI, inspiradas na estética retrô e em garotas pin-up, como Amy Winehouse, que adotou a bandana na cabeça como parte da construção de seu estilo.

Amy-Winehouse

 Brisa Issa também é fã da bandana, que ela combina com seu famoso topete. Um registro seu com a bandana enquanto tatua um cliente retoma o conceito original do lencinho, como acessório prático que ajuda na proteção do cabelo enquanto trabalha. Quem ficou curioso pra saber como ela se arruma, existe um vídeo com seu passo a passo no YouTube.

Brisa-Issa

No fim dos anos 60 Jimi Hendrix adotou o lenço na testa na construção do seu estilo pessoal, os modelos com estampas psicodélicas eram  seus favoritos. Na mesma época Janis Joplin arriscou algumas produções com lenços de desenhos mais parecidos com as clássicas bandas, determinando este como o look que os hippies usavam naquela época.

bandana-anos-70

Se nos anos 70 os lenços amarrados na testa eram uma prática hippie, Axl Rose transformou esse visual nos anos 80. Ao aderir a bandana amarrada na testa de uma maneira totalmente inovadora – a faixa era bem mais larga e próxima dos olhos, cobrindo as sobrancelhas, essa se tornou a imagem de muitos roqueiros que mantiveram a exclusividade do modelo da bandana, que era um tecido de algodão quadrado de padronagem de cashmere.

Axl-Rose

A partir daquele momento a moda começou a ganhar novas diretrizes e as tendências não eram mais apontadas por apenas uma referência. Nos anos 90 a bandana passou a ser novamente o acessório que ajudou na construção da identidade visual de Tupac, que assim como seus antecessores, descobriu uma maneira nova de amarrar seus lenços na testa. Ele era careca, então não havia uma função como proteção para os cabelos, e as pontas da bandana, nos moldes do modelo original em relação ao tamanho, material e padronagem, ficavam voltadas para a frente.

Tupac

Conhecer a trajetória de um simples lenço ao longo dos anos nos ajuda a identificar as referências e motivos pelos quais talvez um determinado grupo de pessoas resolvam usar a bandana na cabeça. Esse ato pode ter muito mais significado do que apenas aderir “ao look que está em alta na moda”. O fato de as famosas usarem o lenço amarrado na cabeça com as pontas viradas para a frente pode ter uma mensagem muito mais abrangente do que apenas “dar um up na produção”.

bandana-na-cabea-das-famosas

Também não significa que precisamos partir para um conhecimento antropológico para conquistar o direito de uso da bandana, longe disso. Apenas conquistar o direito de descobrirmos nossa personalidade no meio de um mar de tendências de modinhas “tem-que-ter” tão fulgazes no guarda-roupa. E saiba que assim como o Tupac, o Axl Rose e a Janis Joplin, existem garotas nem tão famosas assim, mas que nos inspiram diariamente com imagens lindas da moda de rua. O uso  do lenço ou bandana no pescoço tem o seu valor e lugar.

bandana-street-syle

Usar a bandana amarrada soltinha no pescoço, justinha, como se fosse uma gargantilha, são tantas opções e é exatamente essa a magia da moda nos tempos modernos. Não precisa ser assim e nem assado, mas do jeito que você achar legal.
Tomo como exemplo Leandra Medine, que há alguns meses adotou a bandana como seu acessório inseparável, quando na verdade não há absolutamente nada de novo em amarrar o lenço no pulso, certo?

Leandra-Medine-Jane-Birkin

A conclusão é: quantas garotas antes da Men Repeller você via antes com a bandana amarrada no pulso, ou no pescoço, ou enfim… Agora todo mundo usa, até Jane Birkin já usou no passado, mas foi só agora, depois da Leandra Medine usar a bandana para configurar a tendência pra seguir. Todo mundo quer se vestir como a blogueira, com a diferença que ela combina esse pequeno pedaço de tecido de maneira tão despretensiosa, inclusive com um biquini. Tem que ser muito estilo pessoal pra chegar na frente da democratização.

Leadra-Medine-bandana

O lugar de usar a bandana pouco importa.O que realmente vale é a integração que podemos dar da bandana com o look, que ganha vida adornando o pescoço,amarrada a uma bolsa,enfeitando um belo coque ou misturada com um linda pulseira em harmonia no pulso.

como usar bandanas 41

Frontal combinando com o cabelo preso ou em forma de dorso muito colorido e com vários nós a bandana tem sempre o seu charme a mais.

como usar bandanas - turbante

Tipo Tiara amarradinha, prendendo o coque,associada aos cachos ou em forma de laçarote sobre o rabo de cavalo preso  são algumas das outras opções, para se usar uma  bandana estilosa.

como usar bandanas - vrias maneiras de amarrar

Envolvendo a maior parte da cabeça destacando os topetes.

como usar bandanas - estilo pinup


Com um nó lateral o lencinho vermelho  enfocando  um detalhe de sensualidade.

como usar bandanas - jeito clssico

 O coringas camisa branca e calça jeans,tão clássicos e minimalistas  ganharam uma versão mais despojada e um pouco country.

como usar bandanas - look casual

Decote marcado pelo cruzado da bandana presa, por um lindo broche prateado

como usar bandanas - com broche

Neste look a bandana faz a vez de colar sobreposto.

como usar bandanas - com maxi colar


Compondo o look ela complementa o lindo chapéu preto,enrolada a ele.

como usar bandana- no chapu

Muito delicada e de poás com floral esta bandana deixa esta bela bolsa  pêssego ainda mais feminina.

como usar bandana - na bolsa vermelha

Bandana no lugar do cinto.

como usar bandana como cinto


Ponto de Vista:

No nosso ponto de vista o uso da bandana  nunca é demais para compor de forma despretensiosa , qualquer look mais informal. A bandana além de ser muito prática pode dar um ar casual  ,descontraído e elegante ao look proposto, que se diferencia pela sua praticidade.

Mais informações sobre a moda poderão ser adquiridas em www.anjinhadamoda.com              

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá



Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Siga-nos no Twitter!

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários

Notícias relacionadas