O retrato da eleição: Força de Bolsonaro nas redes é avassaladora, atesta pesquisador

12/06/2022 às 13:15 Ler na área do assinante

O consultor político Alex Maracajá – diretor da agencia AtivaWeb – é um pesquisador das redes sociais há muitos anos; recentemente ele detectou uma queda expressiva do engajamento nas redes do ex-presidente Lula. Mais uma vez, os fatos contradizem os números suspeitíssimos que os institutos de pesquisas trazem

O levantamento foi feito extraindo dados públicos das redes sociais telegram, Tik Tok, Twitter, Facebook, Instagram. O engajamento é contado de acordo com as interações que recebe na rede social. Para ser mais exato, a quantidade de curtidas e comentários que uma publicação recebeu. Vale mencionar que essas duas métricas do Instagram não são os únicos tipos de interação embora sejam as únicas contabilizadas.

Para dar um exemplo evidente, no Facebook, Bolsonaro apresenta 14 milhões e 580 mil seguidores, enquanto o ex-presidente Lula tem apenas 4,9 milhões de seguidores. No Instagram, essa distância é ainda maior, com Jair Bolsonaro tendo 19,9 milhões de seguidores, enquanto Lula tem apenas 5,1 milhões.

Atualmente, as redes sociais são uma das maiores fontes de entretenimento digital. Por isso que são acompanhadas por um número muito grande de pessoas. Elas também são fonte de informação primária para um número cada vez maior de usuários. Ou seja, ao invés de buscarem informações nos jornais, emissoras de TV e rádios, muitos consumidores preferem se informar pelas várias redes sociais, sobre qualquer assunto.

O fato concreto é que o presidente Jair Bolsonaro tem um número 5 vezes maior em todas as redes sociais analisadas que o ex-presidente Lula, a diferença no volume de seguidores entre as redes dos dois presidenciáveis é notável para não dizer invejável mesmo e, um fato importante, temos que chamar a atenção que o ex-presidente Lula perdeu nos últimos 30 dias 5.000 usuários no Telegram. Como Lula tem apenas 72.991 seguidores no Telegram, essa perda significa carca de 7%o dos seus seguidores – em apenas um mês. 

O JCO perguntou para o publicitário Alec Maracajá como ele analisava os dados coletados:

 – Venho notando uma queda expressiva do perfil do Lula em todas as redes. O que pode apontar para um conteúdo pouco atrativo, uma espécie de ‘feijão com arroz’ , o que no no mundo do marketing é muito ruim, por sua vez Bolsonaro se mantém líder em todas as redes sociais com índices satisfatórios e crescimento exponencial. 

Importante dizer que hoje as redes sociais são uma referência muito mais fidedigna para o mercado publicitário do que as próprias pesquisas. Tanto que muitas agências ao invés de investir em pesquisa de mercado para definir determinada estratégia ou ação, eles simplesmente buscam o digital influencer que melhor se encaixa na sua estratégia. Não podemos esquecer que em 2018 Bolsonaro venceu as eleições sem recursos, sem coligação partidária e praticamente sem tempo de rádio e TV. Sua eleição se deveu prioritariamente ao seu desempenho nas redes sociais

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir