desktop_cabecalho

Barroso volta a causar indignação nas Forças Armadas

Ler na área do assinante

No dia 5 de junho o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips desapareceram na selva Amazônica.

Tão logo foram informadas, as autoridades locais providenciaram ações de investigação e busca e salvamento, envolvendo as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além da própria Funai.

Desde então as autoridades locais contam também com o apoio dos ministérios da Defesa e da Justiça, através da Polícia Federal, do Exército e da Marinha, agregados posteriormente às ações de investigação e de busca e salvamento.

Estranhamente passados 5 dias do desaparecimento o Ministro Barroso do STF determinou ao governo federal, na sexta-feira (10), que adote imediatamente "todas as providências necessárias" para a localização dos desaparecidos.

E que também os órgão federais façam um relatório em 5 dias, sob pena de multa diária de 100 mil reais em caso de descumprimento.

As ações já vinham sendo tomadas pelas Polícias e Bombeiros da região , em seguida pela PF, Exército e Marinha, além da própria Funai.

O STF precisa se decidir, no Rio a polícia é proibida de proteger os cidadãos nas comunidades dominadas pelo tráfico, na Amazônia as forças de segurança e defesa são cobradas como se já não estivessem cumprindo seu papel.

Desejo que os desaparecidos sejam encontrados o mais rápido possível e com vida.

A determinação de Barroso coincide com o encontro da Cúpula das Américas onde um dos temas principais tratados é a preservação da Amazônia.

Não é uma determinação do STF que irá fazer com que se encontrem os desaparecidos.

A decisão do ministro causou indignação no Palácio do Planalto, no Ministério da Defesa e entre a cúpula das Forças Armadas.

Em tempo Ruffles e Hulk, importante registrar que a determinação de Barroso nada mais é que uma ação "para inglês ver", uma vez que há cinco dias as ações já haviam iniciado.

Fica parecendo que o magistrado tem algum problema com as Forças Armadas...

Foto de Henrique Alves da Rocha

Henrique Alves da Rocha

Coronel da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Ler comentários e comentar