desktop_cabecalho

Rede de desmoralização de reputações começa a ser desmantelada: R$ 1,5 milhão é a primeira condenação

Ler na área do assinante

Esta semana o Jornal da Cidade publicou matéria sobre um esquema de comunicação montado pelo PT, especializado na montagem de histórias visando a desmoralização de seus adversários. 

Um vídeo, anexado junto a matéria, trazia relato prestado ao juiz Sérgio Moro, pelo publicitário Marcos Valério, onde ele dizia que esse tal esquema do PT era de ‘comunicação de guerra’, alimentado por um caixa dois de propina da corrupção de assolou toda a estrutura de governo (veja aqui). 

Surpreendentemente e coincidentemente, nesta terça-feira (11) o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o senador Ronaldo Caiado deve ser indenizado em R$ 1,5 milhão, por danos morais, justamente por ter sido vítima dessa rede de difamação e desconstrução de reputações.

Em 2005, o livro ‘Na Toca dos Leões’

acusou o parlamentar goiano de ter feito comentários discriminatórios contra a mulher nordestina.

Segundo o livro, Caiado teria dito, em 1989, que "era médico e tinha a solução para o maior problema do País, 'a superpopulação dos estratos sociais inferiores, os nordestinos'". Ainda segundo a obra, que descreve Caiado como "um cara muito louco", ele teria declarado que "esse problema desapareceria com a adição à água potável de um remédio que esterilizava as mulheres".

A rede de comunicação petista, formada por uma infinidade de blogs, blogueiros e sites tratou de disseminar a história. 

Na época, Caiado chegou a ser processado por discriminação e foi alvo de um processo de cassação na Câmara por quebra de decoro parlamentar. 

Era tudo mentira. Caiado nunca disse isso e hoje, onze anos depois dos fatos, a Justiça reconhece a picaretagem e condena os autores e detratores, o escritor Fernando Morais, o publicitário Gabriel Zellmeister e a Editora Planeta.

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar