desktop_cabecalho

A desinibida militância da escritora Martha Medeiros no jornal (3)

Ler na área do assinante

Com um manifesto intitulado "Uma escolha fácil", Martha Medeiros faz campanha política em Zero Hora.

Só que a arrogância e o desprezo à verdade com que ela sacraliza o seu candidato e diaboliza o adversário não lembram a leveza e o toque de arte da Martha que eu conhecia.

Já nas primeiras linhas, para afirmar que o seu candidato é "do bem" e o outro, "do mal", ela diz que, nas eleições deste ano, a disputa será "armas versus livros, culto à alienação versus incentivo ao conhecimento".  Só se ela inverter o sinal! Pois que falem os fatos.

Em 2011, o Ministério da Educação do governo petista comprou 485 mil exemplares de um livro pretensamente didático da autoria de Heloisa Ramos, contendo (de propósito!) erros gramaticais, tudo destinado a escolas públicas e ensinar à garotada uma língua de carroceiros.

Ah, mas a agraciada sra. Ramos explicitou o propósito: "privilegiar a linguagem oral sobre a escrita" e, ainda, substituir a noção de "certo ou errado" pela de "adequado ou inadequado".

Acaso crianças precisam ir à escola para adquirir uma língua oral sem regras gramaticais?  De livro para informalizar a língua? É claro que os Maquiavéis do PT só pretendiam promover indigência intelectual.

O Prof. Cristovam Buarque (senador à época), comentando o livro dela, disse: 

"Pior do que deseducar, mantém o 'apartheid' linguístico! O shopping fala o português certo, a rua fala o português errado: manter isso é um crime! É a manutenção da desigualdade neste país!"

O ministro responsável por tal "crime de lesa cognição" era o petista Fernando Haddad, que Martha Medeiros qualifica como "um professor com experiência em gestão pública", em quem ela já votou para presidente.

Em 2014 (governo do PT), o Ministério da Cultura aprovou, para receber financiamento por meio de leis de incentivo fiscal, a edição de 600 mil exemplares de uma "adaptação" de "O alienista" de Machado de Assis. Mas, com o pretexto de franqueá-lo ao povão, apenas vulgarizaram um clássico.

A agraciada com o financiamento, Patrícia Secco, que, por exemplo, para "adaptar" a obra trocou "sagacidade" por "esperteza", foi "esperta" ao defender seu lucrativo negócio: 

"A ideia é distribuir os livros para não leitores, para pessoas simples, que sequer sabem quem é Machado de Assis, como o meu eletricista ou o porteiro do meu prédio. (...) nem quero que os jovens leiam isso. É para um outro Brasil (...)", disse.

Foi com sarcasmo que o novelista Aguinaldo Silva fulminou a "política de cultura" que Martha Medeiros quer ver de volta: "Quando a gente pensa que já viu tudo, eis aí a novidade na área da literatura: criaram um projeto para adaptar os livros de Machado de Assis à linguagem de Lula!"

Nos dois casos, o dinheiro do contribuinte havia de pingar no bolso de apoiadores do PT, sendo mais nocivo o livro didático, usado pelo governo petista para estupidificar escolares: o outro ninguém vai ler.

Agora vejam  a mentalidade do candidato para o qual Martha Medeiros faz campanha: "(...) eu não consigo ler muitas páginas por dia, dá sono.E vejo televisão, quanto mais bobagem, melhor para mim. Eu quero é limpar a cabeça", disse Lula (Folha de S. Paulo, 19/08/2009).

Lula nunca escondeu a sua índole de Macunaíma. E jamais ligou para a cultura. Será que Martha Medeiros acredita no mito de que a esquerda valoriza a cultura e a educação? Os fatos mostram que, nos governos de esquerda com arroubos revolucionários, as políticas de cultura servem

para promover o bizarro, o grotesco e o licencioso; e a educação, para imbecilizar a juventude, inclusive privando-a de dominar a língua culta.

Conclusão, se Bolsonaro (o outro candidato) nada fizesse no referente a "livros" e a "incentivo ao conhecimento", ainda assim seria melhor do que Lula. Porque, ao menos, não estaria destruindo.

Foto de Renato Sant'Ana

Renato Sant'Ana

Advogado e psicólogo. E-mail do autor: sentinela.rs@uol.com.br

Ler comentários e comentar