desktop_cabecalho

A intromissão e a petulância de um parlamentar americano. Veja isso!

Ler na área do assinante

O sistema é global! É engano meu ou tem um parlamentar americano, apoiador do Biden, usando de chantagem para se intrometer nas demandas do Brasil?

O deputado federal americano, Tom Malinowski, de Nova Jersey, tenta aprovar uma emenda, a de número 893, no congresso americano, que autoriza o orçamento de Defesa dos Estados Unidos a barrar ajuda ao Brasil no setor de segurança em 2023, caso o Ministério da Defesa do Brasil, não apresente, em 30 dias após as eleições, um relatório com as ações das Forças Armadas no processo eleitoral brasileiro.

A intenção é que os americanos determinem, através de 5 critérios estabelecidos pela proposta, se acontecerão “atitudes antidemocráticas” por parte das Forças Armadas do Brasil, já nas eleições deste ano.

Veja os critérios, segundo a fonte, o jornalista Brian Mier:

1. Se as Forças Armadas “interferiram, impediram ou obstruíram a votação, operações de contagem ou operações eleitorais por autoridades eleitorais independentes”;
2. Se as Forças Armadas “manipularam, procuraram manipular ou cancelaram os resultados das eleições”;
3. Se as Forças Armadas “envolveram-se em esforços coordenados de informação ou comunicação para minar a fé popular e a confiança em autoridades eleitorais independentes ou questionaram a validade dos resultados eleitorais”;
4. Se as Forças Armadas “usaram mídias sociais ou outros sistemas de comunicação de massa, incluindo aplicativos de mensagens móveis, para tentar influenciar opiniões generalizadas sobre a validade dos resultados eleitorais ou com relação à conveniência de qualquer resultado específico”;
5. Se as Forças Armadas “encorajaram, incitaram ou facilitaram atividades ou rebeliões em relação aos processos eleitorais, a apurações eleitorais ou a resultados eleitorais, antes e depois das eleições presidenciais”.

É assunto, absurdamente, prioritário para que o setor jurídico do governo brasileiro e as Forças Armadas atuem e se manifestem imediatamente.

Foto de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira

Articulista

@ssicca no Twitter

Ler comentários e comentar