desktop_cabecalho

Na Bahia, ACM Neto não declara apoio a Bolsonaro e eleição dada como "certa" começa a correr riscos

Ler na área do assinante

Postura de ‘isentão’ de ACM Neto pode levá-lo a perder uma eleição que estava ganha.

No início do ano, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, parecia não ter adversário na corrida para o governo da Bahia. Em alguns momentos ele chegou a abrir 25 pontos percentuais de diferença para o segundo colocado Jerônimo Rodrigues do PT.

Mas, com a polarização da campanha entre Jair Bolsonaro (direita) e Lula (esquerda) a postura "isentão" de ACM Neto começou a pesar e sua campanha, quando todos previam uma vitória no primeiro turno, começa a subir no telhado.

A pesquisa mais recente feito pelo Instituto Atlas Intel mostra que essa diferença gigante caiu para apenas sete pontos, o ex-prefeito de Salvador tem 39,7% enquanto o petista Jerônimo Rodrigues tem 32,6%.

O bolsonarista João Roma (PL) aparece em terceiro com 10,5%, porém numa curva francamente ascendente e com uma rejeição menor que seus adversários – o que mostra um grande potencial de crescimento.

Cabe registrar que candidatos bolsonaristas costumam dar viradas espetaculares como aconteceu em 2018 na eleição para Governador no Rio e em Santa Catarina. Na eleição para o Senado em São Paulo - onde as pesquisas mostravam o saudoso Major Olímpio em quarto lugar um dia antes das eleições - e ele foi o mais votado com 9 milhões de votos. 

O fenômeno político observado por especialistas desde 2018 é que o eleitorado tem rejeitado os candidatos que tentam trafegar na faixa central evitando tomar posições claras na vã tentativa de tentar agradar todos os espectros, o que se convencionou chamar de candidato isentão.

ACM Neto apostou nessa linha, mas vai ter que rever os seus conceitos rapidamente.

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar