desktop_cabecalho

"Fantasmas" não param de atormentar Lula e o PT...

Ler na área do assinante

Voltou a viralizar nas redes e nos grupos de WhatsApp um depoimento de novembro de 2005 à CPI dos Bingos da viúva do ex-prefeito de Campinas conhecido como Toninho do PT, misteriosamente assassinado em pleno exercício do cargo na cidade mais rica do interior paulista.

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, Roseana Morais Garcia, viúva de Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT - prefeito de Campinas (SP) assassinado em setembro de 2001 - voltou a afirmar que o marido foi morto por questões político-administrativas, não tendo sido vítima de crime comum, conforme concluiu a polícia civil de São Paulo. 

Para Roseana Garcia, Toninho morreu por ferir interesses de "gente graúda", incluindo os de figuras importantes na história do PT, como o ex-prefeito do município Jacó Bittar, que saiu do partido em 1990. 

Num depoimento emocionado, Roseana denunciou que o inquérito que apurou a morte de Toninho "foi mal conduzido" e sustentou que tudo leva a crer que Toninho foi assassinado por denunciar superfaturamento de obras e licitações públicas com "cartas marcadas". Ela citou a licitação para construção do metrô de superfície de Campinas, que jamais entrou em funcionamento, no valor de US$ 80 milhões.

"Por que não interessa a ninguém investigar a morte do Toninho do PT, bem como a do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel?", indagou Roseana Garcia, ao estranhar que a Polícia Federal, na época, ou seja, em 2001, não tenha apurado a morte do marido. 

Roseana Garcia estranhou que Lula, ao ser eleito presidente da República, não tenha acionado, de imediato, a Polícia Federal para apurar a morte do prefeito de Campinas, conforme havia prometido a ela. 

A viúva de Toninho do PT disse achar estranho ainda que as autoridades policiais não tenham preservado o local do crime e nem o gabinete do prefeito assassinado para posteriores análises periciais. Além disso, segundo Roseana, a morte de Toninho poderia ter sido acertada no interior de um bingo com sede em Campinas, e supostamente testemunhada por um garçom que já chegou a depor na polícia usando o codinome "Jack".

Porque o PT não demonstrou essa mesma indignação quando dois de seus principais quadros foram brutalmente assassinados, o PT não moveu uma palha para esclarecer esses crimes?

E, porque a família dos dois prefeitos petistas assassinados fazem acusações veladas ao então presidente Lula?

Fonte: Senado

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar