desktop_cabecalho

Tarcísio "asfalta" o PT e atropela Haddad nas redes sociais

Ler na área do assinante

Com lágrimas nos olhos os editores da Folha de S.Paulo divulgaram essa semana que Tarcísio de Freitas pré-candidato do PL ao governo de São Paulo tem hoje o maior Índice de Popularidade Digital  (IPD), considerando os últimos três meses que o Instituto QUAEST monitorou a internet.

O IPD vai de 0 a 100 e é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que processa 152 variáveis nos seguintes sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipédia e Google. 

Forte! O ex-ministro, Tarcísio de Freitas, aparece em primeiro também nas pesquisas espontâneas de tendência de voto, quando o pesquisador não sugere nomes ao eleitor. Especialistas e políticos experientes do interior de São Paulo cada vez mais encaram Haddad como um ‘tigre de papel’ ou seja ele aparece bem nas pesquisas, mas não tem votos na prática.

São Paulo tem 645 municípios, Haddad realmente tem alguma força eleitoral em 60 ou 70 municípios que se avizinham da região metropolitana de São Paulo; mas fora isso na região Central do estado, no Noroeste ou no Sudeste a presença de eleitores da Haddad é quase inexistente. Ou seja, são mais de 500 municípios onde PT tem uma presença residual.

E quem é do ramo acredita que o segundo turno será entre Tarcísio de Freitas (REPL) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB).

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad – que foi humilhado na sua tentativa de reeleição perdendo no primeiro turno para João Dória em 2016 – parece contar apenas com a simpatia dos institutos de pesquisa, a exemplo de seu líder Lula da Silva.

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar