desktop_cabecalho

Tarcísio está pronto para "asfaltar" seus adversários e colocar SP no patamar que merece

Ler na área do assinante

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) é oficialmente candidato ao governo de São Paulo. É o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Palácio dos Bandeirantes, tem também o apoio de Gilberto Kassab e seu PSD, mas só o primeiro esteve na convenção realizada no Expo Barra Funda, na zona norte de São Paulo. 

O chefe do Executivo, inclusive, discursou no evento propalando os feitos de Tarcísio como ministro, mas também dizendo que “reza” para que o Brasil “nunca experimente as dores do comunismo”.

Já Kassab apenas enviou seu correligionário Felipe Ramuth, ex-prefeito de São José dos Campos e candidato a vice na chapa.

Embora apoie Freitas em São Paulo, o presidente nacional do PSD prefere se distanciar de Bolsonaro —  fiel a seu estilo fisiológico ele já sinalizou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno entre os presidenciáveis do PT e do PL – mas é claro que isso pode mudar se Bolsonaro confirmar nas urnas a força que vem mostrando nas ruas, nesse caso Kassab vira ‘Bolsonaro desde criancinha’. 

Também estiveram presentes Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos; Marcos Pontes, ex-ministro de Ciência e Tecnologia e candidato a senador pelo PL; Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara e candidato a deputado federal pelo PTB; e os deputados federais Carla Zambelli (PL) e Daniel Silveira (PL-RJ). 

"No dia de hoje, a gente dá um novo passo na caminhada da direção de uma nova era, uma era de esperança, de acolhimento das pessoas que precisam do suporte do estado, uma era de inovação, de sustentabilidade. Uma era de cuidado, de suporte com as pessoas, que respeita os empreendedores, as empreendedoras, uma era de transformação. Nós precisamos transformar o estado de São Paulo e nós vamos fazer isso juntos", disse Tarcísio.

O Expo-Center Norte tem capacidade (oficial) para 4.100 pessoas, mas ultrapassou e muito esse número. A convenção do Republicanos-PTB é mais um recado para o PT que não teve coragem de expor seu candidato à presidente nem na sua própria convenção, nem na convenção estadual que lançou Fernando Haddad como candidato ao governo de São Paulo pelo PT. 

O Republicanos irá concorrer com 95 candidatos a deputados estaduais e 71 a deputados federais. A legenda não indicou candidato ao Senado por São Paulo. Tarcísio tem 47 anos. Em 1996, se formou em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman) e passou a atuar como oficial do Exército. Em 2002, concluiu a graduação em engenharia civil e tornou-se engenheiro do Exército. Deixou a carreira militar em 2008, com a patente de capitão, e entrou para o funcionalismo público federal.

Hoje tivemos um grande afluxo de prefeitos à cidade de São Paulo (pelo menos uns 300 estiveram na capital) tanto pela convenção de Tarcísio de Freitas como do candidato do PSDB, Rodrigo Garcia, que aconteceu no Ginásio do Ibirapuera. Tive oportunidade conversar com pelo menos uns 20 alcaldes de várias regiões do estado e nenhum aposta num 2º turno com a presença de Haddad. Os prefeitos dos mais de 600 municípios apostam quase que unanimemente num segundo turno entre Tarcísio (REPL) e Garcia (PSDB).

É, parece que nem o pessoal da roça tá pondo fé nos institutos de pesquisas.

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar