desktop_cabecalho

Foro de São Paulo: uma estratégia da esquerda para se perpetuar no poder na América Latina

Ler na área do assinante

Concentração de poder, corrupção, aparelhamento do Estado, enfraquecimento econômico, implantação da agenda progressista como o aborto e a desconstrução da família e limitação das soberanias dos países. Esses são alguns dos legados dos governos de esquerda da América Latina.

Venezuela, Cuba, Brasil, Bolívia e Argentina são bons exemplos do "tsunami vermelho" que parasitou no Continente.

E quem estava por trás disso tudo? O "invisível" Foro de São Paulo.

Criada pela dupla Fidel e Lula no início da década de 90, o “Foro” possui mais de 130 instituições e partidos de esquerda, com cerca de 30 países-membros.

Até as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), uma organização criminosa, envolvida com o narcotráfico, integra o Foro.

Durante quase 30 anos teve praticamente reuniões a cada dois anos, em mais de 10 países.

Para quem é cético sobre a influência do Foro de SP, vou dar um dado interessante: na sua fundação, em 90, somente dois países eram governados pela esquerda, um deles era Cuba. Já na primeira década do século XXI, em 15 países a esquerda estava à frente. Em celebração de 30 anos do Foro, Lula escreveu uma carta e destacou o que muita gente já sabia:

"Tornou-se uma referência para partidos de esquerda de todo o mundo, além de contribuir para promover mudanças de governos e políticas no continente a partir de 1998".

O fato é que o Foro conduzia as discussões sobre as macropolíticas dos países da América Latina e Caribe, articulando financiamento e capital humano para eleições dos vizinhos, fortalecendo revoltas internas e fomentando grandes obras.

A principal estratégia é unificar a América Latina, criando condições políticas e econômicas para implantar um grande bloco de nações socialistas, com moeda única e forças armadas conjuntas, por exemplo. O próprio Lula recentemente comentou sobre esse bloco.

Mesmo parecendo quase morto há pouco tempo, a esquerda sempre se reinventa, especialmente porque tem neste momento o domínio cultural, como as universidades, a imprensa e o entretenimento. Isso condiciona a visão de mundo das pessoas a esse prisma ideológico, o que facilita a vitória em uma eleição, por exemplo.

Em 2019, Caracas sediou o último encontro do Foro. Mesmo parece tímido na sua atuação, hoje esta organização continua mais viva que nunca. A volta da esquerda ao poder em muitos países, incluindo a Colômbia - que neste caso nunca foi governada pelos "vermelhos"- , denota que as garras dos articuladores do Foro (Como de José Dirceu) estão muito afiadas. O Brasil é a bola da vez. A nossa eleição vai definir os rumos do continente, podendo ser (infelizmente) um elemento importante para a perpetuação da esquerda no poder. Vamos deixar?

Foto de Thiago Lagares

Thiago Lagares

Jornalista

Siga no Instagram: @thiago.lagares


Ler comentários e comentar