desktop_cabecalho

E agora, como ficam as relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela?

O que senadores brasileiros foram fazer na Venezuela?

Ler na área do assinante

A viagem de uma comitiva de senadores brasileiros à Venezuela acabou em mal-estar diplomático, com direito a nota do Itamaraty pedindo esclarecimentos ao governo venezuelano. 

A razão alegada para a viagem, seria uma visita ao líder opositor venezuelano Leopoldo López, detido há mais de um ano na prisão militar de Ramo Verde, além de verificar de perto como está a situação política do país, que vive um momento de profunda instabilidade política.

Após as hostilidades, o grupo de senadores decidiu voltar para o Brasil sem concluir a visita.

O vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, enviou  uma debochada mensagem sobre os senadores brasileiros em missão oficial na Venezuela para o celular da mulher do líder oposicionista Leopoldo López, Lilian Tintori.

"Se os senadores estão aqui é porque não têm muito trabalho por lá. Assim, umas horas a mais ou a menos, dá no mesmo", diz o texto. 

O texto, a piada e o deboche dão clara demonstração de que o bloqueio da estrada que leva do aeroporto à capital venezuelana foi, como afirmam os senadores, iniciativa do governo.

No lado brasileiro, o episódio gerou críticas do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e do Ministério das Relações Exteriores.

Em texto aprovado pela presidente Dilma Rousseff, o Itamaraty afirmou que “são inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros”. O órgão diz ainda que “solicitará ao governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido”.

Chama a atenção também o fato de vários dos senadores brasileiros que integravam a comitiva terem histórico de envolvimento em escândalos de corrupção e cerceamento da imprensa no Brasil. Tais incoerências estimulam o questionamento sobre quais são as verdadeiras intenções dos  parlamentares brasileiros na atabalhoada missão.

De qualquer forma, o entrave diplomático está criado e o governo brasileiro não pode ficar alheio ou ignorar.

da Redação Ler comentários e comentar