desktop_cabecalho

Para quem não entendeu, a estratégia do PTB e de Roberto Jefferson foi desenhada! (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

A respeito da surpreendente decisão tomada pela Executiva Nacional do PTB, na Convenção do partido, na última segunda-feira (1/8), em que a pré-candidatura de Roberto Jefferson foi, por aclamação, lançada para concorrer à presidência da república, muita gente andou questionando o ato.

Alguns, sem entender, questionam: em que a pré-candidatura de Jefferson pode contribuir para apoiar Jair Bolsonaro no pleito, ao se colocar como concorrente para o mesmo cargo?

Expliquei a um deles, em dado momento.

Imagine 6, 7, 8 candidatos, todos de esquerda ou centro-esquerda, batendo em Bolsonaro num debate, único de direita no pleito. Precisamos de mais um de direita, pelo menos, na disputa.

Por outro lado, pense em três situações: um debate com a participação do Roberto... vai ser um estrago só nos esquerdistas, em qualquer debate, com qualquer número de concorrentes. Com a candidatura dele, o risco de ter abstenção alta, diminui. Como assistimos, nos últimos anos, a abstenção foi crucial para que a esquerda vencesse as eleições em vários países, como Argentina, Chile, Colômbia, França, enfim, em vários outros. E por fim, a candidatura dele, Roberto Jefferson, coloca o TSE e o STF na parede. Outro Decreto da Graça a caminho? Se tentarem barrar a candidatura dele, o bicho pode pegar. Ah, se pode!!!

Mas, nada como desenhar para ficar bem claro, qualquer explicação!

Assista!

Foto de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira

Articulista

@ssicca no Twitter

Ler comentários e comentar