desktop_cabecalho

Curso de Medicina no Paraguai atrai estudantes brasileiros

Ler na área do assinante

Milhares de estudantes de vários estados brasileiros movimentam as faculdades de medicina no Paraguai. Até agora são sete opções de curso, sendo que um dos maiores investimentos que está sendo feito é da Universidade Central do Paraguai, uma das mais importantes instituições de ensino superior, com sede na capital, Assunção, e que abrirá 340 vagas no curso de medicina já no início de 2017.

De acordo com as informações do diretor-administrativo, Karlos Bernardo, depois de muita procura pelo curso de medicina no Paraguai, a Universidade Central habilitou uma sede em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e outra em Cidade de Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná. Em Pedro Juan Caballero, disse o diretor, as obras estão bem adiantadas,

sendo que parte do prédio já está pronto, com salas equipadas e com ar-condicionado. A faculdade está localizada na rua Naciones Unidas, 450, nas proximidades do Palácio da Justiça, área central da cidade.

Karlos Bernardo explica que a faculdade contará com modernos laboratórios de anatomia, microbiologia e histologia com 40 microscópicos, biblioteca física e virtual com 40 computadores de última geração e livros atualizados, mais de mil cadeiras anatômicas e salas de aulas amplas e modernas para melhor desempenho educacional do aluno. “Estamos fazendo os investimentos para que nossos alunos possam estudar em um local confortável, agradável, isso facilita o aprendizado”, segundo Karlos Bernardo.

Revalidação de Matérias

Outra informação interessante é que profissionais de áreas de saúde como Enfermeiros, Fisioterapeutas, Odontologia, Química, Farmácia e Veterinária que atuam no Brasil poderão convalidar matérias, mas terão que trazer todos os documentos e suas ementas.

Revalida no Brasil

A Universidade Central Del Paraguai tem uma matéria no quinto ano que trata exclusivamente o tema Revalida. Esta disciplina é chamada Saúde Pública MERCOSUL, o conteúdo dela e tudo sobre os temas de Revalida, ou seja, o alunos sai preparado para fazer a prova.

Além das modernas e confortáveis instalações, o diretor ressalta, que a Faculdade Central tem outros atrativos para quem fazer um curso de medicina. “O que mais tem chamado a atenção dos acadêmicos é o baixo custo das mensalidades que hoje está custando em média de 750 reais”, destaca. Outra vantagem para quem vem de outras regiões do Brasil para a fronteira, é o baixo custo de vida. “São muitas vantagens para quem quer ser médico, além de uma infraestrutura a altura das mais renomadas universidades do Paraguai, igualando também com universidades brasileiras”, disse.

O diretor disse que no ritmo que vem sendo desenvolvido o projeto de implantação do novo campus de medicina na fronteira, em um período muito curto, a Universidade Central do Paraguai, poderá ser considerada a melhor e mais equipada faculdade de medicina de todo o Paraguai.

Os pais e alunos que chegam à fronteira, ao se depararem com a estrutura e ao conhecerem os projetos que ainda serão implantados, ficam impressionados com a qualidade do curso de medicina que a fronteira acaba de ganhar. "De todas as universidades que visitamos nenhuma falou sobre a construção de hospital-escola e a Central já está em andamento neste projeto", afirmou José da Silva Firmino, que é pai de um aluno já matriculado.

A acadêmica Andreia Vieira Lopes, que já é estudante da faculdade UCP, disse que está muito feliz com o sistema de ensino e que vai continuar estudando até o final do curso. “A minha intenção é aproveitar no máximo todos os sistema de ensino até a conclusão do um curso de medicina”, disse a estudante. 

Informações, medicinakarlos@gmail.com ou fone (67) 99677-0757. 

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar