O Brasil vive uma expectativa: O que pode acontecer com a prisão de Marcelo Odebrecht?

Odebrecht fez doações a institutos de FHC e Lula.

Ler na área do assinante

A Odebrecht, um dos alvos da 14ª fase da Operação Lava Jato, fez doações aos institutos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. 

Lula, FHC e Odebrecht confirmam os repasses, mas não informam os valores das doações. 

Entretanto, recentemente, a Polícia Federal descobriu que o instituto do ex-presidente Lula recebera R$ 3 milhões de outra empreiteira investigada na Lava Jato, a Camargo Corrêa, que, por sinal, também foi uma das principais financiadoras do Instituto FHC, quando de sua fundação.

A construtora Camargo Corrêa foi uma das 12 empresas brasileiras e estrangeiras que doaram R$ 7 milhões ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para a criação do instituto que leva seu nome. Esse dinheiro foi arrecadado pessoalmente por FHC num jantar no Palácio da Alvorada – pago com dinheiro público – em novembro de 2002, quando ele ainda exercia o cargo de presidente da República.

De outro lado, com a prisão do presidente da Odebrecht, as especulações do que pode acontecer a partir de segunda-feira estão extremamente agitadas. 

Ontem, no momento da efetivação da prisão de Marcelo Odebrecht, o empresário, bastante agitado e nervoso, na presença dos policiais federais, fez uma ligação e teria dito em tom áspero a seu interlocutor:

“É para resolver essa lambança”, disse, determinando que o recado chegasse à cúpula de todos os poderes. “Ou não haverá República na segunda-feira.”

Ou seja, segunda-feira promete seu um grande dia...

da Redação Ler comentários e comentar