desktop_cabecalho

Pesquisa Datafolha mostra insatisfação generalizada contra o governo de Dilma Roussef

Ler na área do assinante

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado é extremamente preocupante e demonstra uma insatisfação quase que generalizada contra o atual governo.

Um percentual de 65% dos eleitores avalia o governo da presidente Dilma Rousseff como ruim ou péssimo. 

É um recorde. Segundo o instituto, essa taxa de reprovação só não é maior do que a do ex-presidente Fernando Collor de Mello no período pré-impeachment, em setembro de 1992. Na época, Collor era rejeitado por 68% dos brasileiros.

O governo Dilma é classificado como bom ou ótimo por apenas 10% dos brasileiros. Trata-se, de acordo com o instituto, da maior taxa de impopularidade da petista desde o início de 2011. Em dezembro de 2014, logo após ser reeleita, o índice de aprovação da presidente era de 42% (que consideravam seu governo ótimo ou bom) - apenas 24% achavam seu governo ruim ou péssimo. Hoje, 24% consideram o governo apenas regular.

Em relação à pesquisa anterior, realizada em abril, a reprovação a Dilma cresceu cinco pontos. Em abril, 13% achavam o governo ótimo ou bom, e 27% regular.

A pesquisa foi feita antes da prisão dos executivos da Andrade Gutierrez e da Odebrecht, ou seja, sem refletir este acontecimento.

No sudeste, somente 7% aprovam a presidente. No Nordeste, a aprovação de Dilma é de 14%. No Sul, de 11%. No Centro-Oeste, 9% e no Norte, 11%.

Corrida presidencial

O instituto também simulou um cenário de corrida eleitoral para a Presidência da República. Aécio Neves (PSDB-MG) alcançou 35% das intenções de voto — 10 pontos à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marina Silva aparece com 18%. Com Geraldo Alckmin (PSDB-SP) no lugar de Aécio, Lula e Marina empatariam tecnicamente em primeiro lugar, com 26% e 25%, deixando Alckmin em terceiro, com 20%.

da Redação Ler comentários e comentar