desktop_cabecalho

Povo chileno acorda, rechaça nova Constituição e impõe dura derrota a Gabriel Boric

Ler na área do assinante

Uma dura derrota política para o presidente esquerdista do Chile, Gabriel Boric, que está no comando do país desde março.

Quase 63% de cerca de 15 milhões de chilenos rejeitaram a proposta da nova Constituição do país, em plebiscito realizado neste domingo (4).

A seguinte questão foi apresentada aos eleitores:

Você aprova o texto da Nova Constituição proposto pela Convenção Constitucional?”, com as opções de voto: “aprovo” ou “rejeito”.

A votação foi obrigatória e ocorreu entre 8 da manhã e 6 da tarde, no horário local.

Por volta das 8 e meia da noite, 99,86% das mesas já haviam sido apuradas. 62,55% dos eleitores rejeitaram, formando ampla maioria e impondo a derrota aos 37,45% que aprovaram o texto apresentado pela Convenção Constitucional chilena (formada exclusivamente por representantes do povo, escolhidos para esse fim, sem a participação de parlamentares).

A decisão de ter uma nova Constituição também veio por plebiscito, em outubro de 2020, aprovada por 78% dos chilenos.

Os trabalhos dos 155 membros (78 homens e 77 mulheres) foram iniciados em julho de 2021, mas ficou definido que, após aprovado, o texto final teria que passar pela aprovação popular deste domingo.

A rejeição é uma dura derrota para o presidente Gabriel Boric, de 36 anos, ex-líder estudantil, considerado um símbolo do avanço do socialismo na América Latina.

Boric tinha como uma de suas promessas de campanha, substituir a atual Constituição do Chile, ainda vigente, promulgada em 1980, no período de Augusto Pinochet no poder (de 1973 e 1990).

A eleição está chegando... Está na hora de você estampar todo o seu amor pelo Brasil!

Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?

Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...

A maior loja patriota do Brasil!!

Clique no link abaixo:

https://www.shoppingconservador.com.br/

O Brasil precisa de você!

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Assine o JCO: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar