Artigo: Escrever X Publicar

Cheguei a um ponto que não leio mais qualquer autor(a), apenas quem tem algo a transmitir

Ler na área do assinante

Não basta a uma pessoa apenas o desejo de escrever e publicar, ainda mais acreditando que tem esse dom! Escrita e dom correspondem, sem dúvida, aos primeiros degraus da longa escada a qual precisa subir a fim de chegar ao sucesso .

Faz-se necessário, depois, a constância da leitura de bons autores; os estudos gramaticais, gráficos, estilísticos; a leitura e o estudo dos manuais de redação; dos gêneros literários e textuais. Com a posse de todo esse conhecimento, chega a hora de treinar a escrita, a ponto de desinibir-se completamente.

Para tudo, é necessário o estudo e o treino, dominar bem a estrutura do parágrafo bem feito, a coerência, a coesão, as construções frasais, o ritmo do texto, a surpresa a cada instante e a originalidade, pois o bom texto é aquele que a pessoa sente vontade de ler até o final, fazendo descobertas, durante a leitura.

Na realidade, existe muita gente que escreve, porém poucos despertam o interesse do leitor de chegar ao fim da leitura. Se o brasileiro fosse mais exigente com a linguagem e o conteúdo dos textos, sem dúvida, os autores interessar-se-iam em produzir textos melhores.

Cheguei a um ponto que não leio mais qualquer autor(a), apenas quem tem algo a transmitir, insuflando o desejo do leitor de continuar a caminhada nas páginas do livro. Caso um escritor publique muita bobagem, com o tempo, cairá no esquecimento, e ninguém quer mais ler o que produz.

Na realidade, se as pessoas pensassem, fariam como certos autores clássicos: preparavam-se a vida inteira para ser escritores(as), por isso, até hoje, permanecem em alta.

A receita, por conseguinte, para alguém se tornar escritor não é fácil, já que precisa insistir, persistir e nunca desistir!

ELIANE ARRUDA - CE

da Redação Ler comentários e comentar