Finados: Um dia de Saudade traduzido nas cores

Hoje é um dia de Saudade!!! Com  um sentimento de tristeza e sentido muita falta reverenciamos os nossos entes queridos, familiares e amigos que já partiram desta vida. Hoje é Dia de Finados e devemos orar por todos os que nos são tão caros e que por uma determinação maior, já não estão mais fisicamente ao nosso lado.

Será que devemos usar hoje a cor preta para expressar a nossa tristeza? Branco ou de acordo com o nosso estado de espirito, escolhemos a cor que melhor nos representa? 

Acreditamos que isso ficará claro no desenrolar deste artigo.

Resultado de imagem para quais cores usar para dia de luto
No México e aqui no Brasil também o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Património Imaterial da Humanidade. 


Resultado de imagem para caveira mexicana capa facebook
As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos 
espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.


O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (do espanhol: Dama de la Muerte) - atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.

Resultado de imagem para dia dos mortos moda

É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

Resultado de imagem para dia dos mortos moda
Por mais que só nos tornemos esqueletos, a roupa e as cores que nos representam, ao longo da nossa trajetória, traduzem um pouco da nossa alma e muito das nossas energias e perspectivas de vida.
Resultado de imagem para dia dos mortos moda
Todos os looks trazem o preto que é bem simbólico e não pode deixar de ter em pequenos detalhes.
Resultado de imagem para dia dos mortos moda

Cores quentes: principal característica dessa moda, com um toque em tom claro .
Resultado de imagem para dia dos mortos moda
O vestido preto básico ainda é a melhor opção, muitas famílias tradicionais seguem essa linha quando necessário. 
Resultado de imagem para quais cores usar para dia de luto
Colar dorado da caveira mexicana, maior simbolo. 

Resultado de imagem para dia dos mortos moda
As flores vermelhas mexicanas são um característica bem forte e que deixa o look bem positivo e leve. 
Resultado de imagem para dia dos mortos moda
Com preto, laranja,verde ou até o azul marinho as flores podem estar presentes em pequenos detalhes singelos. 
Resultado de imagem para dia dos mortos moda

Case com caveira mexicana rosa.
Resultado de imagem para caveira mexicana capa facebook
Maios com estampa de caveira mexicana em rosa e azul marinho.

Resultado de imagem para dia dos mortos modaResultado de imagem para dia dos mortos moda




Ponto de Vista:


Resultado de imagem para dia dos mortos moda
 No nosso ponto de vista este dia de Finados nunca passa em branco por parte das pessoas que nunca esquecem dos seus familiares queridos que já morreram.A saudade,respeito e carinho continuam.A falta nunca é preenchida,mas a saudade com o passar do tempo é amenizada.A cor que escolhermos par ir depositar flores nos túmulos dos entes que amamos dependerá de cada uma de nós.A lembrança  é o que realmente importa e isso é o mais relevante a ser considerado.







Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários

Notícias relacionadas