O Brasil aguarda uma semana recheada de novidades. Marcelo Odebrecht vai falar...

É a operação

Ler na área do assinante

A Polícia Federal começa a colher hoje (22) os depoimento dos presos na 14ª fase da Operação Lava Jato.

Os quatro presos temporários devem ser ouvidos nesta segunda-feira (22). Os questionamentos tinham sido marcados para sábado (20), um dia depois de serem presos, mas foram adiados para esta segunda. A PF não confirmou o horário em que eles serão ouvidos.

São eles: Alexandrino de Salles e Christina Maria da Silva Jorge, ligados à Odebrecht, além de Antônio Pedro Campelo de Souza e Flávio Lúcio Magalhães, ligados à Andrade Gutierrez.

Todos os 12 presos estão na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense – sede das investigações. 

Os presos nesta 14ª fase da Lava Jato podem ajudar a esclarecer quem comandava o braço político do esquema de corrupção na Petrobras, que sofreu desvios da ordem de R$ 6 bilhões em propinas, pagas por empreiteiras em troca de contratos com a estatal.

O depoimento mais esperado é o do presidente da Construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht.

A prisão de Marcelo Odebrecht é tratada como a mais relevante desde o início da Operação Lava Jato. Também é bastante aguardado o depoimento de Otávio Azevedo, presidente da Construtora Andrade Gutierrez e também recolhido ao cárcere preventivamente.

As declarações do pai de Marcelo e dele próprio, nos últimos dias, deixaram o país em polvorosa. O assunto dominou as redes sociais e o noticiário da imprensa.

“Se prenderem o Marcelo (Odebrecht), terão de arrumar mais três celas: uma para mim, outra para o Lula e outra ainda para a Dilma (Rousseff)”, teria dito Emilio Odebrecht, filho do fundador Norberto e pai de Marcelo.

Já Marcelo Odebrecht declarou no momento da efetivação de sua prisão:

“É para resolver essa lambança”, determinando que o recado chegasse à cúpula de todos os poderes. “Ou não haverá República na segunda-feira.”

O fato é que a 14ª fase dos trabalhos da Polícia Federal segue traçando um caminho que, com as detenções de sexta-feira (19), vai em direção a figuras da política brasileira.

O ex-presidente Lula está extremamente preocupado. Lula teria dito a pessoas próximas que “será o próximo alvo” da Lava Jato. O petista estaria preocupado por não ter mais foro privilegiado, o que o torna um alvo fácil para ser chamado para depor.

O Instituto Lula, fundado pelo ex-presidente petista, já recebeu milionárias doações da Construtora Odebrecht. Além do Instituto Lula, a fundação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também foi beneficiada.  

da Redação Ler comentários e comentar