desktop_cabecalho

Analogia perfeita (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Assistam ao vídeo colocado abaixo e confiram uma analogia perfeita.

Atenção, eu falei analogia, não igualdade.

Não se confunda um monstro moral com o outro monstro moral.

Um dos monstros roubou (Mensalão, Petrolão) a nação, destruiu todos os nossos parâmetros macroeconômicos, produziu a maior recessão econômica e desemprego da História do Brasil e tornou nossas maiores empresas deficitárias e endividadas: a Petrobrás tornou-se a empresa mais endividada do mundo; a Eletrobrás foi expulsa da Bolsa de Nova Iorque por inadimplência; os institutos de ‘ratings’ (avaliação) internacionais derrubaram nossa classificação e credibilidade financeira. Isto fez um monstro.

O outro monstro estuprou, no seu consultório médico, mulheres indefesas, que lá estavam em busca de um nobre auxílio médico. 

Resumindo: a diferença (ou analogia, o leitor decide) está aqui: um monstro estuprou mulheres inocentes e incapazes de se defender; o outro estuprou nossas empresas, nossas economias e nossa vergonha.

Mas há uma diferença notável: o estuprador de mulheres nunca foi ‘descondenado’ pelo STF e cumpre pena de 173 anos em Tremembé; já o estuprador de nossa economia foi ‘descondenado’ e feito candidato à presidência da República pelo STF. E hoje, descaradamente, cinicamente, mentirosamente finge ter sido inocentado (mentira!), jura que é honesto (mentira!) e pede mais uma temporada para - agora com o ‘know how’ já adquirido em oito anos passados de governo - depenar completamente o Brasil.

Confiram, no vídeo abaixo, a grande analogia e percebam a diferença:

Foto de José J. de Espíndola

José J. de Espíndola

Engenheiro Mecânico pela UFRGS. Mestre em Ciências em Engenharia pela PUC-Rio. Doutor (Ph.D.) pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) da Universidade de Southampton, Inglaterra. Doutor Honoris Causa da UFPR. Membro Emérito do Comitê de Dinâmica da ABCM. Detentor do Prêmio Engenharia Mecânica Brasileira da ABCM. Detentor da Medalha de Reconhecimento da UFSC por Ação Pioneira na Construção da Pós-graduação. Detentor da Medalha João David Ferreira Lima, concedida pela Câmara Municipal de Florianópolis. Criador da área de Vibrações e Acústica do Programa de Pós-Graduação em engenharia Mecânica. Idealizador e criador do LVA, Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC. Professor Titular da UFSC, Departamento de Engenharia Mecânica, aposentado.

Ler comentários e comentar