Nova pesquisa nacional, com amostragem mais ampla, põe Bolsonaro a apenas 4 pontos da vitória no primeiro turno

Ler na área do assinante

O Instituto Equilíbrio Brasil divulgou, nesta quarta-feira (28), a mais nova pesquisa eleitoral para a disputa presidencial.

O resultado aponta vitória de Jair Bolsonaro com 44% contra 37% de Lula.

Considerando apenas os votos válidos, o presidente chega a 46%, contra 41% do ex-presidiário, ficando, portanto, a apenas 4% de vencer ainda no primeiro turno.

Na sequência, vem Ciro Gomes (5%), Simone Tebet (4%), Soraya Tronicke (2%) e Felipe D’Ávila (1%).

Alguns pontos, entretanto, diferenciam a pesquisa da Equilíbrio das tradicionais, divulgadas semanalmente pela velha mídia.

A começar pelo valor da pesquisa, contratada pelo próprio instituto, de apenas R$ 28 mil. Dez vezes ou até vinte vezes mais barata do que o custo das realizadas pelos demais, isso porque é feita pelo telefone, utilizando um sistema robotizado em que as respostas, em um total de 9 questões objetivas, são dadas pelo teclado numérico.

Desta forma é possível encontrar o resultado com uma amostragem muito maior, em curto espaço de tempo.

A vantagem é que também não há um corpo a corpo e uma série de perguntas que fogem totalmente ao contexto eleitoral e só servem para constranger o entrevistado, induzindo, muitas vezes, a uma resposta que não representará o resultado das urnas.

A transparência também e outro ponto alto, pois os nomes das cidades e o número de entrevistados em cada uma delas é divulgado em tempo real.

No total, foram 11.500 entrevistados em 1256 municípios das cinco Regiões do Brasil, respeitando as estatísticas de cada uma delas, de acordo com o número de cidades e a quantidade de eleitores aptos a ir às urnas, além das faixas de sexo, etária, social e do nível de escolaridade.

De acordo com a Equilíbrio Brasil, Lula vence apenas no Nordeste, com 53% dos votos contra 32% de Bolsonaro. O capitão lidera com folga nas outras quatro Regiões. Confira no mapa, abaixo:

Na estratificação com base no sexo do eleitor, Lula ainda está na frente na preferência do voto feminino, com 42%, mas a distância é bem menor em relação ao que vem sendo apontado pelas pesquisas tradicionais e Bolsonaro já equilibra o jogo com 38% do voto das mulheres.

No eleitorado masculino Jair dispara, com 51% das intenções de votos, contra apenas 38% do marido de Janja.

Segundo o estudo, com 47%, Bolsonaro também venceria no segundo turno, em uma eventual disputa contra o descondenado, que aparece com 43%. Brancos, Nulos e que não souberam responder ficou em 10%

A margem de erro da Equilíbrio Brasil é de 3% para mais ou para menos. O registro no TSE foi feito sob o número BR-02018/2022

Uma pesquisa como manda o figurino, sem meias-verdades ou contratantes carregados de interesses próprios.

A eleição está chegando... Está na hora de você estampar todo o seu amor pelo Brasil!

Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?

Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...

A maior loja patriota do Brasil!!

Clique no link abaixo:

https://www.shoppingconservador.com.br/

O Brasil precisa de você!

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Assine o JCO: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar