desktop_cabecalho

TSE aplica pesada multa em empresa por 'irregularidade' em pesquisa

Ler na área do assinante

A empresa de pesquisa Futura Consultoria foi multada em R$ 80.000 por divulgar uma pesquisa eleitoral com múltiplas irregularidades. A decisão foi da ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Maria Cláudia Bucchianeri.

A decisão ocorre num momento crítico para os chamados Institutos de Pesquisa, que estão sendo muito questionados e no momento exato em que o projeto para criminalizar essas empresas que cometem erros grosseiros em pesquisas está sendo discutido. O presidente da Câmara, Arthur Lira, é um dos mais empenhados nessa missão.

Não é só no resultado eleitoral que os institutos influenciam. As bolsas de valores também oscilam fortemente dependendo dos números. Isso permite que pessoas que tenham acesso aos dados antecipadamente operem no mercado 'incidente information' podendo ganhar milhões em apenas um dia.

Por outro lado acionistas desavisados podem perder dinheiro por não terem acesso a essas informações. No caso da pesquisa em questão a informação descrita ao TSE é de que abrangeria apenas o cargo de Governador e de Senador. No entanto, a empresa contratada pelo banco modal realizou também o levantamento para presidente.

Outro erro foi que o Instituto informou que a pesquisa seria sobre a corrida eleitoral no Estado de São Paulo, mas posteriormente acabou incluindo o Rio de Janeiro, o que é proibido.

Outro dado que chama a atenção é o peculiar interesse dos Bancos em pesquisas eleitorais. 

Está na hora de você estampar todo o seu amor pelo Brasil!

Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?

Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...

A maior loja patriota do Brasil!!

Clique no link abaixo:

https://www.shoppingconservador.com.br/

O Brasil precisa de você!

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Assine o JCO:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar