desktop_cabecalho

Apesar da má vontade dos Institutos, um fato é inegável, todas as pesquisas tem um ponto em comum neste 2º turno

Ler na área do assinante

Segundo o último levantamento do Datafolha, divulgado nesta quinta feira (19), o presidente Bolsonaro abriu vantagem sobre Lula no Sudeste e está diminuindo a diferença no Nordeste.

A distância na região mais populosa do país passou de 4 para 7 pontos percentuais na última semana, ficando fora da margem de erro, que é de três pontos percentuais nesse grupo. O presidente agora tem 50%, e o petista, 43%.

O atual mandatário também freou a expansão do adversário no Nordeste, que abriga o segundo maior eleitorado. 

O Paraná Pesquisa também aponta o crescimento de Bolsonaro. 

O instituto Futura Inteligência, em pesquisa encomendada pelo Banco Modal, aponta para um empate técnico no segundo turno da eleição presidencial.

A empresa Real Time Big Data ainda não fez pesquisa presidencial nos últimos dias, mas ela chacoalhou o mercado ao divulgar uma pesquisa para o governo de S. Paulo mostrando Tarcísio com 58%,  bem a frente de Fernando Haddad que tem apenas 42% uma distancia dessas pode significar de 4 a 4,5 milhões de votos a mais para Tarcísio de Freitas com a maior parte desses votos migrando para Jair Messias Bolsonaro – o que poderia dar uma vantagem que compensaria um revés no Nordeste.

E a cereja do bolo é a pesquisa do Instituto Brasmarket, que já mostra Bolsonaro à frente de Lula, com 52,7% contra apenas 47,3% do petista.

O instituto Veritá também mostra Jair Bolsonaro a frente com 51,2%, enquanto Lula aparece com 48,8% na pesquisa estimulada. O Veritá tem 27 anos de mercado e foi o instituto que mais acertou no 1º turno.

O que deve ser destacado desse apanhado de números é a tendência de consistente crescimento de Jair Bolsonaro e a estagnação ou, em alguns casos, o recuo das intenções de voto em Lula.

Ainda mais interessante é ver veículos e jornalistas notoriamente de viés esquerdista como o Portal Metrópoles, o comentarista Josias de Souza (UOL/Gazeta), a comentarista Eliane Catanhede, da GloboNews, entre outros – que começam a cogitar a possibilidade de vitória de Bolsonaro. 

 O presidente tá tão embalado que vimos esse tuite de um militante, dos mais hostis a Bolsonaro, o ‘jornalista’ Ricardo Noblat:

 –  Não será surpresa para esse blog se Bolsonaro se reeleger.
Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar