desktop_cabecalho

Há 90 anos chegava ao fim a última guerra civil do Brasil

Ler na área do assinante

Há 90 anos, no dia 9 de julho, começava a Revolução de 32, considerado o maior conflito armado brasileiro no século 20.

Durante 85 dias, paulistas lutaram contra a ditadura do presidente Getúlio Vargas e exigiram uma nova Constituição para o país.  

O movimento foi uma reação à Revolução de 1930, na qual Getúlio Vargas depôs o presidente Washington Luís e instaurou um governo provisório.

Em São Paulo, o tenente João Alberto Lins de Barros foi nomeado interventor, o que aumentou o descontentamento contra o regime.

Em fevereiro de 1932, dois partidos que antes apoiavam Getúlio, o Republicano Paulista e o Democrático, uniram-se para formar a Frente Única, contrária ao governo.

Em 23 de maio, um protesto no centro de São Paulo culminou na morte de cinco jovens, cujos nomes formaram a sigla MMDC, que batizou o movimento constitucionalista.  

No início da revolta, os líderes acreditavam que teriam o apoio de outros Estados, principalmente de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Sem essa adesão, São Paulo ficou isolada e, em 2 de outubro, foi assinada a rendição dos rebeldes.

90 anos depois…

Em 2022, não são apenas paulistas que estão protestando…

Em 2022, a luta não é contra o governo que está no poder.

Em 2022 a informação e a verdade são as armas.

Em 2022, a luta é de todo o povo brasileiro contra um sistema.

Foto de Emílio Kerber Filho

Emílio Kerber Filho

Escritor. Jornalista. Autor dos livros "O Mito - Os bastidores do Alvorada", "O Mito II - O inimigo agora é outro" e "O Mito III - Temos um presidente motoqueiro".

Ler comentários e comentar