desktop_cabecalho

Petista "chama o VAR", é atendido por ministro do STF e sigla ganha mais uma vaga na Câmara

Ler na área do assinante

Não… Não é possível a recontagem de votos e sequer há garantias de que seja permitida fazer uma auditagem real dos votos nas eleições, incluindo a última, encerrada no dia 30 de outubro.

Mas, uma decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandowski acaba de permitir um recálculo na contagem de votos e beneficiou diretamente o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

Com 122.800 votos, Teixeira entrou com um pedido de "retotalização" no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), logo após a divulgação final dos resultados do primeiro turno, em 2 de outubro.

Em sua alegação, o candidato Pablo Marçal (PROS-SP), que recebeu 243.029 votos, estaria inelegível pois teria perdido o prazo para candidatura.

Apesar da enorme diferença de votos, o petista ficaria com a vaga de Marçal, em função do cálculo do coeficiente eleitoral, uma complicada métrica que faz com que as legendas com maior número de votos na soma total, tenha direito a mais cadeiras e, por consequência, a eleger mais candidatos, ainda que alguns deles tenham menos eleitores do que outros concorrentes.

Em 14 de outubro, o TRE-SP recusou o pedido e confirmou a legitimidade da eleição do candidato do PROS..

Teixeira, então, correu para onde sabia que teria a resposta que sonhava e, após encaminhar uma liminar para o Superior Tribunal Federal (STF), obteve o ‘sim’ de Lewandowski, levando a vaga 'no VAR', como dizem os amantes do futebol.

O caso agora só poderá ser julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, até lá, Marçal terá que esperar para saber se estará no congresso nacional em 2023.

Está na hora de você estampar todo o seu amor pelo Brasil!

Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?

Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...

A maior loja patriota do Brasil!!

Clique no link abaixo:

https://www.shoppingconservador.com.br/

O Brasil precisa de você!

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Assine o JCO:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar